02 janeiro 2019

manipulações


 

   


A meio do dia o sol abriu sobre nuvens de chumbo. Mesmo sem cão, fui passear até ao lago em busca de fotos formidáveis. Havia vento: em vez de jogos de espelhos, experimentei jogos de luz.

Quatro cisnes passaram à minha frente, em voo raso à água. Disparei em alvoroço, e as fotos saíram uma perfeita porcaria.

Decisão para 2019: aprender a usar a máquina fotográfica.

2 comentários:

jj.amarante disse...

Gostei das fotos, da do cisne mais o respectivo reflexo, parece um pano a desfazer-se, e a primeira foto é extraordinária, fiquei a pensar se o seu lago terá um gerador de ondas de propósito para a Helena tirar algumas das suas fotografias.
Quanto à sua intenção de tirar um curso de fotografia, não a censuro, mas para a confortar caso acabe por não ter tempo para tal, digo-lhe que embora esteja satisfeito com uma máquina Olynpus E-450 (ua reflex barata) que comprei há uns anos, sobretudo porque não gosto de tirar fotos com flash e assim consigo fotografar interiores com pouca luz, a máquina tem tantas possibilidades que eu não uso que, quando carrego inadvertidamente num comando, tenho por vezes dificuldade em trazê-la para um modo de funcionamento normaal. E quando tenho a necessidade de tirar uma macro (fotografar um objecto pequeno a menos de 50cm da objectiva) tenho sempre que ir consultar o manual da máquina, donde só conseguir fazer isso em casa ou quando tenho o PC portátil acessível.
Por isto não acredito que esse curso a ajude muito a fotografar aves em movimento a não ser que se transforme numa "bird watcher", então com o treino sempre afinado para disparar mais rápida do que a própria sombra, mesmo com o céu totalmente nublado.
Note que existem fotógrafos profissionais que se dedicam a esse tema e que pode ver aves em voo em inúmeras fotos na net.
Depois de dizer isto mostro-lhe uma foto assim-assim que tirei a um cisne em movimento no parque da cidade do Porto com o meu telemóvel (https://imagenscomtexto.blogspot.com/2013/09/cisne-negro.html ). Como não controlo a velocidade do disparo julguei na altura que se rodasse a câmara ao dispara talvez ficasse alguma coisa e uma das fotos ficou menos mal.
Uma vez perguntei a um colega alemão (engenheiro duma eléctrica) que tinha a fotografia como hobby (o meu hobby é fazer um blogue) que como regra só uma em 5 fotos que ele tirava é que ficava apresentável. Se calhar a Helena só tirou 4...

Helena Araújo disse...

O gerador de ondas chama-se "vento"... ;)
E a verdade é que fiquei um bocado incomodada por haver vento - queria tirar fotos da superfície espelhada.
É bem certo: uma pessoa nunca está contente.

Também me acontece muito isso com a máquina: mudo algumas opções, e depois não sei o que fazer para ela me fazer fotos aceitáveis.
(Isto é uma vida sempre cheia de surpresas)

Sim, só fiz 3 fotos dos cisnes! Eram quatro, a voar perto da água. As fotos ficaram mais ou menos como as suas.
Mas outro dia protestaram por eu publicar fotos que não eram perfeitas, por isso desta vez acobardei-me... :)

Devia ter feito um filme. Aqueles bichos metem respeito!