06 janeiro 2019

"hidrogénio"




Amanhã faz um ror de anos que dois cavalheiros atravessaram o Canal da Mancha num balão a #hidrogénio: o engenhocas Jean-Pierre Blanchard e o seu amigo médico John Jeffries.
Blanchard dedicava-se há anos a melhorar os balões, e estava nessa altura no auge da sua fama.

Antes disso, já nos tinha plagiado a todos uns séculos antes de nascermos (ou há aí alguém que em criança não tenha pensado em usar um guarda-chuva como pára-quedas?). E depois disso, fez - em desespero de causa, reconheço - aquilo que poucos de nós se lembrariam de fazer: para escapar ao balão avariado, saltou usando um pára-quedas de linho.

A travessia que faz 234 anos
amanhã começou bem, mas a meio do Canal o balão começou a perder altura. Os dois aventureiros atiraram borda fora tudo o que levavam com eles, e o balão recuperou por algum tempo. Quando recomeçou a perder altura, eles, desesperados, foram-se libertando das roupas peça a peça. Chegaram a França em cuecas. 

Conta-se que noutro voo, em 1874, sobre a Normandia, os lavradores em terra se assustaram valentemente com a aparição do balão que descia sobre eles, e um deles gritou: "sois humanos ou deuses?"


Blanchard respondeu: "somos humanos!" - e atirou-lhes o seu casaco, para eles confirmarem.
Pois bem, se o desaustinado striptease sobre a Mancha tivesse incluído as cuecas, dessa vez ele poderia gritar: "somos deuses! somos deuses gregos!"


(Aos 32 anos quase todos os homens nus são deuses gregos.)





3 comentários:

jj.amarante disse...

"Aos 32 anos quase todos os homens nus são deuses gregos.", haha essa é boa. Deve ser então por isso que quando passam nas passerelles mesmo com alguma roupa se ouvem mulheres dizendo: Meu Deus!? Nota: fiz aqui uma pequena adaptação de uma anedota sobre mães a falar dos respectivos filhos.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


134 pode ser, 234 é que não...

Mas, claro, os deuses gregos não têm idade ;-)

Susana Rodrigues disse...

Acabo de dar a primeira gargalhada de 2019 em frente a um post. Obrigada, Helena.

E aproveito para lhe desejar um ano pleno de bom (e de gargalhadas, também).

:-)