15 janeiro 2019

"diagnóstico: homossexual"


Repito, muito sumariamente, o post que ontem publiquei neste blogue e foi apagado. Trata-se de um artigo do Spiegel, de 4.1.19, sobre o atentado que dá pelo nome de "terapia de reorientação sexual".

O artigo revela a existência de pessoas que, na qualidade de psicólogos ou terapeutas se dizem capazes de "curar a homossexualidade". Embora não sejam reconhecidas pelas Igrejas católica e protestante alemãs, muitas dessas iniciativas crescem associadas às religiões cristãs e usam a Bíblia como referência. Um desses "terapeutas" é o fundador e presidente de uma "União de Médicos Católicos", que diz ter 200 membros.

Os "terapeutas", depois de conquistar a confiança das pessoas, propõem-lhes tratamentos de "conversão" que podem incluir, entre outros:
- os famosos glóbulos da homeopatia
- químicos para purificar o corpo e limpar heranças genéticas
- radiação de luzes rosa e vermelha para reduzir a energia homossexual
- hipnose
- tratamento de electrochoques para associar dor à imagem de pessoas do mesmo sexo
- oração e penitência

O artigo conta a tragédia de uma mulher cuja família rejeitava a sua homossexualidade, pediu ajuda a uma psicóloga para resolver o seu problema de medo de se envolver afectivamente, e acabou a receber desta o diagnóstico de "lésbica", como se fosse uma doença que tinha de ser curada. Abandonou a "terapia" ao fim de vários anos, sem qualquer resultado excepto o de sentir que tudo em si estava errado. E ainda hoje, apesar de já estar há cinco anos numa relação estável e feliz com outra mulher, ouve às vezes a voz da psicóloga a dizer-lhe: "tu és doente".

Em entrevista, uma psiquiatra do Charité, o hospital universitário de Berlim, acusa sem margem para dúvidas: as terapias para reorientação sexual não funcionam, e o único efeito que têm é piorarem a imagem que a pessoa tem de si própria. São práticas extremamente perigosas porque provocam ou aumentam ideias de suicídio nas pessoas. 

Os Verdes tentaram criar uma lei que proibisse estas práticas, mas não tiveram sucesso. De momento, esta questão não é um tema que interesse o governo alemão.

--

Tirei a fotografia deste tweet. Também encontrei aí algumas informações interessantes:
- Os jornalistas da MDR Silvio Duwe e Markus Kowalski estão a preparar uma reportagem com entrevistas a pessoas que passaram por essas "terapias de conversão";
- Há uma petição organizada pelo movimento change.org para proibir as terapias de conversão na Alemanha - o texto pode ser lido aqui em inglês.

E mais alguns links interessantes:
- Catholichomeopaths claim to cure homosexuality (com comentários hilariantes)
-Surprise,surprise! Lesbianism is not ‘cured’ by homeopathy (onde se fala de um remédio para a homossexualidade que é feito com material de tecidos fetais...)

Sem comentários: