19 dezembro 2018

ao anoitecer, uma pequena tradução para fazer um gostinho ao orgulho português

Da Newsletter "Die Lage", do Spiegel, de Dirk Kurbjuweit:


Perdedor do dia


DPA

Vejo, com alegria, que o Manchester United despediu o seu treinador José Mourinho. Ele é um dos treinadores mais desagradáveis do mundo, agressivo, vaidoso, invejoso, infame, brutal. Agora dir-me-ão que Schadenfreude também não é um traço de carácter muito elegante. Mas a verdade é que fiquei mesmo contente. Mourinho é o único treinador que tem condições para pôr ordem no FC Bayern, no meu Bayern, enquanto o clube estiver dominado por Hoeneß e Rummenigge. E agora está disponível para nós.

4 comentários:

Jaime Santos disse...

Não sei, Helena Araújo, se fique de todo orgulhoso de ler o que é dito sobre José Mourinho. É ele um treinador de reconhecido mérito profissional, ultra-competitivo e com provas mais que dadas, mesmo se está agora na mó de baixo?

Sem dúvida, mas não me parece que essas qualidades sejam comuns entre os nossos concidadãos (seguramente que com outros povos se passará o mesmo, claro, já que muito poucos são como Mourinho, lá ou aqui no Retângulo).

Já quanto às características negativas (Kurbjuweit é absolutamente certeiro), conheço infelizmente muita gente assim. Talvez porque eu seja do Porto e viva no Porto, e o machismo que caracteriza José Mourinho seja um aspeto bem desagradável da nossa cultura nortenha, que parece que ele adquiriu.

Fosse Mourinho caso único e eu diria que não haveria pois muito de que nos orgulharmos. Como há outros que lhe seguem a peugada (e são bem mais educados do que ele), posso dizer que nos devemos orgulhar da escola de treinadores que foi criada neste País. Mas só...

Helena Araújo disse...

Obrigada pelo longo comentário, Jaime.
Quando falei do "orgulho português", pensei apenas na satisfação que os portugueses sentem quando há notícia de um português ser apreciado "lá fora". Dizer que Mourinho é capaz de fazer frente a Hoeneß e Rummenigge é um grande elogio.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Olá, Helena, e Parabéns (muuuito atrasados...)!

"Schadenfreude" pode traduzir-se por comprazimento na desgraça alheia?

E este Kurbjuweit, é mesmo o Defesa-esquerdo internacional da Alemanha de Leste, no «Mundial» de 74 (e que eliminou o Sporting da Taça das Taças, a jogar pelo Magdeburgo, na noite de 24 de Abril de 1974...)?

Helena Araújo disse...

Obrigada, Conde. :)
Este Kurbjuweit em 74 provavelmente andava na escola primária. Não deve ser o mesmo. :)