09 novembro 2018

9.11.2018 em Berlim: se me deixassem organizar a contramanifestação de hoje, caramba, ai!, se me deixassem mandar...

Estava aqui a pensar numa coisa que me disseram ontem, "não se combate maldade com maldade", e também que, aconteça o que acontecer, os neonazis que querem desfilar hoje em Berlim vão regressar a casa todos satisfeitos, com a sensação do dever cumprido, porque agitam a cidade e aparecem nos noticiários.

E foi então que tive uma ideia fantástica, modéstia à parte: querem fazer uma "Marcha Fúnebre pelas Vítimas da Política" a atravessar o centro geográfico da política alemã? Oh, meus amigos, façam favor!

Mas:

- Não devia haver contramanifestação;

- Não devia haver nenhum jornalista a acompanhar o evento, e a comunicação social devia ignorá-lo;

- As luzes de todos os edifícios (Chancelaria, Parlamento, etc.) e das ruas deviam estar apagadas;

- Ao longo de todo o percurso devia haver ecrãs gigantes a mostrar filmes sobre as Vítimas da Política: crianças a morrer de fome no gueto de Varsóvia, as mulheres alemãs a cercar o centro da Rosenstrasse para obrigar o regime a libertar os seus maridos judeus, os transportes de judeus para os campos, o "Querem a guerra total?" e o "sim! queremos!" sobreposto à imagem dos jovens soldados alemães desesperados no campo de batalha, a vida nos campos de concentração, as colunas de refugiados expulsos do Leste da Prússia, o "ninguém quer construir um muro", os métodos da Stasi, o Willy Brandt a ajoelhar em frente ao gueto de Varsóvia, etc.

Também se pode mudar o tema, com o tempo:
- mostrar-lhes filmes de comunidades que acolheram bem os refugiados e onde todos vivem como amigos, filmes da destruição da Síria, filmes de apresentação de algumas das famílias que fugiram para a Alemanha, mostrar-lhes a riqueza cultural dos países de onde vêm os refugiados, etc.
- passar pequenos filmes sobre os Direitos Humanos, ou sobre a Constituição Alemã.


Em suma: sempre que haja manifestações deste tipo, não se deve oferecer resistência nem palco mediático, antes aproveitando a oportunidade para dar uma lição de História àquelas pessoas. Provavelmente não há melhor oportunidade de os concentrar num lugar, durante tanto tempo, a ver aqueles filmes.

Sem comentários: