09 outubro 2018

manejar o medo como arma



Noah Trevor a explicar a técnica de Trump de manipular o estatuto de vítima, deslocando-o da vítima para os detentores do poder, de modo a incutir neles o sentimento de medo que lhes permitirá reagir e lutar para continuar a deter esse poder. Vale a pena ouvir tudo com muita atenção.

Em traços largos (mas vejam o vídeo, que é mesmo bom):

- A ferramenta mais poderosa de Trump é a sua perícia no manejo do estatuto de vítima.
- Trump afirma que estes são tempos muito difíceis para os homens, porque em qualquer momento podem ser vítimas de uma acusação falsa e a sua vida é destruída.
- Fica-se com a ideia de que o movimento #metoo está a descarrilar.
- Mas o que significa isso, concretamente? Quantas pessoas foram acusadas até agora? Talvez cento e tal pessoas? Pelo modo como colocam a questão, até parece que "todos os homens" foram acusados. Mas são apenas cento e tal homens que foram realmente atingidos pelo movimento #metoo.
- Cria-se o sentimento de que os homens, todos os homens, estão a ser vítimas de um ataque que pode acontecer a qualquer um deles, e que têm de se unir para se proteger. Os homens sentem-se vítimas, e nesse processo unem-se para lutar contra um movimento que pretendia proteger as verdadeiras vítimas (que são as mulheres).
- Quantos homens foram acusados injustamente? Melhor: quantos homens nesta sala foram acusados de abuso sexual? E quantas mulheres nesta sala foram vítimas de abuso sexual? Suspeito que não haja aqui um único homem que tenha sido acusado, mas que haja muitas mulheres que foram vítimas.
- Trump consegue fazer esta manipulação com tudo: com o #metoo, com os emigrantes na fronteira do México (as vítimas não são as crianças enjauladas, são os cidadãos dos EUA que estão a ser vítimas de invasão), com os refugiados sírios (as verdadeiras vítimas são os cidadãos dos EUA que vão ser mortos por uma bomba terrorista).
- O mais irónico é que pessoas que estão mais próximas de ser as vítimas vão tentar demarcar-se da sua própria realidade para aderir ao discurso do poder. "Sim, apalparam-me o rabo. Mas não tem mal! Não sou uma vítima! Há que andar para a frente!" - fazendo de conta que nada daquilo está a acontecer.
- Trump tem o perigoso dom da manipulação. Por causa de Trump, as pessoas sentiram que estavam a perder o seu país. E o que se sente pode ser muito mais poderoso do que a realidade.


2 comentários:

Anabela Dias disse...

Nunca comento porque não tenho o dom da palavra, não consigo transmitir em palavras o que me passa pela cabeça e o quão importante são os temas que traz para este maravilhoso blogue. Só espero que nunca deixe de (nos) escrever. Obrigada <3

Helena Araújo disse...

Até me engasguei! Que faria se a Anabela tivesse o dom da palavra... :)
Muito obrigada.
Tenho andado um bocado calada por aqui, mas tenciono recomeçar em breve.