21 julho 2018

"queixo"


O simpático cavalheiro desta imagem é - se a wikipedia não me engana - o queixoso rei Maximiliano I da Áustria, pai de Filipe I de Espanha e avô de Carlos V/I (respectivamente imperador romano-germânico e rei de Espanha). Queixoso, sim, porque tinha um #queixo que deusmelivre, um queixo proeminente à maneira da Paris Hilton - e com isto quero dizer: demasiado, e sem servir para nada.

Ele, e os seus príncipes herdeiros mostrados neste retrato - todos queixosos, como se pode ver -, sofriam de prognatismo, também conhecido por mandíbula de Habsburgo, mandíbula de Áustria, maxilar de Habsburgo, maxilar de Áustria, lábio de Habsburgo ou lábio de Áustria. Trata-se de (mais uma citação da wikipedia) uma desordem genética desfigurativa, que se caracteriza pela existência de uma mandíbula inferior extremamente pronunciada, deixando como tal o lábio inferior significativamente afastado do superior.
Ora, a desordem genética surgiu na casa dos Habsburgos em finais do séc. XIV, num avozinho chamado Ernesto, mas por causa da mania de casar com os primos para manter o sangue puro e assim, aquele queixo lançado para a frente foi ganhando tal dimensão ao longo das gerações que - segundo me constou na internet - quando o imperador Carlos V entrou em Espanha para ser o rei Carlos I desse país, um camponês malcriado lhe atirou: "Majestade, feche a boca, pois as moscas deste país são muito insolentes".

Não sei o que é que aconteceu a esse camponês, if any, como também não sei que aconteceria aos pintores da corte se se descaíssem nos retratos que faziam. Pobre Velásquez, entre outros. Como retratar fielmente e ao mesmo tempo ocultar o queixo no meio da sala?

E pobres Habsburgos, que não tinham culpa nenhuma das políticas de casamentos ó pra trás, e nasciam com a cara tão desfigurada que nem conseguiam unir os lábios, nem mastigar como deve ser, nem falar com boa pronúncia. E um deles, o último, por sinal, nem filhos conseguiu fazer (também, pudera: com tal boca, os beijos dele haviam de ser bons, haviam...) (ponha o dedo no ar quem agora mesmo puxou o maxilar para a frente e tentou imaginar como se dá um beijo com os lábios assim afastados).

De modo que acabou-se ali a casa dos Habsburgos no trono de Espanha, e os Bourbon tomaram conta do assunto. Mas por causa das coisas e das primas também levavam consigo a tara do queixo grande, à qual, segundo dizem, acrescentaram mais algumas. Ouvi falar em loucura e em elevado apetite sexual, mas se calhar é boato.

Sem comentários: