18 julho 2018

mostre-me um país



Dêem-me uma câmara, um objectivo (seja ele provar que o pessoal é todo muito burro, ou que o pessoal é todo muito esperto, ou que determinado grupo etário é ignorante, ou que as pessoas vestidas com uma certa cor são todas um génio), e o tempo suficiente para recolher as amostras necessárias.

Consigo provar tudo o que quiserem.
 
Primeiro truque: apanhar as pessoas na rua, desprevenidas, e pespegar-lhes um mapa diferente daquele a que estão habituadas (se bem me lembro, os mapas nos EUA são iguais aos europeus; só na China vi mapas com o Pacífico no centro, em vez do Atlântico). Gravar a primeira reacção. Ignorar o momento em que as pessoas percebem o mapa e começam a acertar.
 
 

2 comentários:

Rita Maria disse...

Isso já foi feito chapadinho com os jovens portugueses, lembras-te? Acho que na altura escrevi mais ou menos o mesmo que tu.

Helena Araújo disse...

Foi mesmo a primeira coisa de que me lembrei ao ver isto. Mais concretamente: o depoimento de alguns dos entrevistados, furiosos porque só mostraram a parte em que erraram, e não o que disseram imediatamente a seguir "que disparate! o que eu queria dizer é:..."
E também me lembro muito bem da tua fúria perante aquele programa.