05 junho 2018

quem te viu, quem te vê

Ontem vi o Chico Buarque de pé, no meio do palco, sozinho contra um Coliseu inteiro de expectativas. Como é que ele aguenta esta tensão?
Em todo o caso: saiu-se bem. E pareceu-me bem mais solto que no princípio dos anos 90, quando o vi em tournée na Alemanha. Desta vez dançou sem timidez, foi capaz até de arriscar um ou outro movimento largo dos braços sem guitarra, e chegou a aproximar-se do público à boca do palco. Quem te viu, quem te vê...
Juntou ao Caravanas muitas outras canções da sua carreira, muitas das que sabemos de cor. O público acompanhava em surdina. Também eu, daquela forma tão contida que a música saía mais sentimento que som: o tom certo para tocar a memória. Cada uma daquelas canções está ligada a momentos meus. Sei quando a aprendi, sei por que tristeza ou dor ou alegria a repeti tantas vezes. Ontem, enquanto o Chico cantava, vi a minha vida a passar em episódios de banda sonora.
Mas o concerto foi muito mais que uma revisitação. O Chico reinventou alguns dos seus clássicos, actualizou-os para o nosso tempo, experimenta. Engana-se quem pensa que vai a este concerto como se fosse a um museu: o futuro passou por aqui. E tanto, que em algum momento cheguei a divagar: ele que venha a Berlim e veja como os refugiados estão a mudar a música nos clubes, ele que se deixe desafiar por músicos sírios para reinterpretar com cores e ritmos novos algumas das suas canções.

Moral da história: coitado do Chico. Aparece-me à frente depois de um quarto de século, e que lhe digo eu? Digo: estás muito bem, moço, surpreendeste-me para além de me encantar, e agora trata de fazer ainda mais e melhor.
(e depois admiro-me se ele só me voltar a aparecer daqui a outro quarto de século...)

--

O público, simpático, portou-se bem. Temia que fosse como daquela vez que fui ao Caetano e ao Gil, e o pessoal estava na conversa em altos berros, como se aqueles dois fossem música de elevador. Eu com vontade de correr toda a gente à chapada, a Christina a dizer "ó mãe, isto não é a filarmonia", e eu "mas devia ser! onde é que já se viu comprar um bilhete para ouvir gente a conversar?!"
Ontem não foi assim. E espero que na próxima sexta-feira também não.
(sim, fui a um concerto no Porto, e irei a outro em Lisboa - nem que chova!) (no Porto chovia)


Sem comentários: