17 junho 2018

mundial de futebol, dia 4


Desta vez, o texto da série de Wladimir Kaminer sobre o mundial de futebol não está no seu blogue. Foi publicado apenas no facebook, e diz isto:


MF 2018 Dia 4

Já antes do Mundial de Futebol havia rumores sobre os habitantes de Rostov, no Sul da Rússia, serem de certo modo intolerantes e terem má vontade em relação aos homossexuais. É só boatos, nada disso é verdade. O Brasil joga hoje em Rostov contra a Suíça, e as pessoas da cidade estão fora de si de tão excitadas, tanto crianças como adultos estão colados às janelas ou nas suas varandas e acenam efusivamente aos convidados estrangeiros, e acenam e acenam e acenam... Mas não vão ver o jogo. E porque não? Porque estes habitantes de Rostov não são autênticos. Aqui recorreu-se a um método de restauração que já deu comprovadas garantias noutros tempos: em vez de arranjar a fachada antiga, usou-se uma tela pintada de fresco para a esconder. Deste modo, a cidade conseguiu duas cajadadas com um coelho: poupou dinheiro e criou cidadãos simpáticos e tolerantes.
 
 
[NT: A expressão idiomática alemã usada no trocadilho da última frase refere "mosca" em vez de "coelho": matar duas moscas com uma palmada.]



Sem comentários: