16 janeiro 2018

"Quilimanjaro"

A palavra de hoje na Enciclopédia Ilustrada é Quilimanjaro.

Daqui a bocado vou lá falar do filme francês "Les Neiges du Kilimandjaro", um filme extraordário sobre justiça, boas intenções, boa consciência.




Mas, para já, um pequeno momento recreativo nos difíceis trabalhos enciclopédicos:




Quando eu era miúda, na nossa casa ouvia-se muito a palavra #Quilimanjaro. Era a minha mãe a queixar-se do tamanho do aparador na sala da jantar, que ocupava demasiado espaço e quase impedia as pessoas de se sentarem à mesa. "Este Quilimanjaro aqui!", lamentava-se ela, enquanto obrigava toda a gente a levantar-se daquele lado da mesa para poder encostar as cadeiras para poder abrir as portas.
Nós casquinávamos. Durante muitos anos, quilimanjaro foi para nós um móvel que atafulhava uma sala, com portas que escondiam um espaço atafulhado de chocolates e sortido comprados em Espanha.
(Que eu ia roubando em quantidades homeopáticas para vender a uma amiguinha da escola, que me pagava com as moedas da colecção do pai, com as quais eu comprava livros da colecção Formiguinha, mas isso agora são outras histórias.)
(Também há aquela história dos palitos de plástico colorido que roubámos na mercearia do senhor Paulo, e que - é tão triste ser criança! - arrumámos na gaveta do aparador, juntamente com os guardanapos e os outros palitos. Maldito domingo aquele em que o meu pai abriu a gaveta, viu, perguntou "que palitos são estes?!" e me mandou ir devolvê-los ao senhor Paulo.)
(O nosso quilimanjaro era um móvel muito atreito ao mundo do crime.)


6 comentários:

jj.amarante disse...

Antigamente as coisas não eram melhores mas duravam mais tempo, surpreendeu-me essa sua referência à colecção formiguinha que referi em dois posts : http://imagenscomtexto.blogspot.pt/search?q=formiguinha e que julgava que não seria "do seu tempo"
.
O seu pai também exigia que contasse a história que acabara de ler pelas suas próprias palavras?

Rita Maria disse...

A colecção formiguinha!
E esses chocolates espanhóis: desconfio que eles são os verdadeiros responsáveis porc aquela história de eu ter nascido para ser rica porque era alérgica a chocolates maus em miúda.

PS: @jj.amarante Que bom começar a manhã a ouvir os rouxinóis. Não sei se reconheceria um na Natureza depois de ver estes dois vídeos, mas reconheci nos vídeos que o que o pássaro tecnológico da minha mãe imitava eram estes rouxinóis. Parecia-nos um canto tão absurdo e afinal era uma imitação bem razoável...ó tristes.

Rita Maria disse...

(vou sair agora do Imagens com Texto, mas tanta coisa tão interessante que ainda não tinha lido, acho que facilmente ficava lá a manhã toda...)

jj.amarante disse...

Rita Maria, obrigado pelo gosto pelo Imagens com Texto.
Porque será que no "Boas Intenções do Antigamente" refere o "Boas Intenções" (linkado para infernocheio.blogspot.com) dizendo que está "aqui" (linkado para infernocheio.blogspot.com), ligação apenas para convidados. É o conceito de 2 em 1 aplicado aos teasers? Será um teaser? Se sim, qual será a data da revelação?

Rita Maria disse...

Não é um teaser, é uma blogger tola – fechei o blog, mas com o rabo de fora. Os dois convidados julgo que são eu mesma e eu própria, mas se calhar dei acesso a alguém que queria ir ver um post antigo, tenho de ver.

Um dia (sem data) hei-de arrumar os blogs antigos (boas intenções normais e do antigamente) no novo (boasintencoes.com), de preferência sem perder os comentários, que eram a maior riqueza do blog.

Já recomeçar não prometo nada, embora tenha tentado recentemente. Aos cuidados necessários a quem escreve e trabalha em Portugal, em cargos semi-públicos (isto é, googláveis) somam-se necessariamente alguns cuidados necessários a quem tem uma filha e, ainda por cima, trabalha na escola onde provavelmente a filha vai estudar. Ora isto somado à falta de vontade de que tenho vindo a sofrer e ao meu pouco entusiasmo pelo anonimato…

jj.amarante disse...

Rita, foi bom ter notícias suas. Vou pôr o Boas Intenções na minha blog list. Até à próxima.