22 outubro 2017

"quercus"

Isto vai por aqui uma confusão que nem vos digo nem vos conto.
Quer dizer, conto, conto: publico posts aqui, ponho um link no facebook, e a discussão é feita lá.
Outras vezes escrevo lá, e depois copio para aqui. Esta passagem é mais complicada, porque como o facebook tem muito mais interacção que os blogues, obriga a explicar todo o cenário. Por exemplo, para explicar os posts que escrevi hoje na Enciclopédia Ilustrada sobre a palavra do dia, que era Quercus, tenho de explicar ainda que a de ontem foi Portugal, e que as multas são pagas em minis.
Uma canseira, isto de andar a levar e a trazer entre o blogue e o facebook.
Mas pronto, aqui ficam os dois contributos que deixei hoje na Enciclopédia Ilustrada a propósito de "quercus":

I.
Como é fim-de-semana, e já almocei, e até estava bom, e estou bem-disposta, e tal, peço licença para escrever um post nada enciclopédico, apenas um apontamento sobre aquelas pessoas que querem imprecar com palavrões, mas não querem dizer palavrões, e por isso dizem
- Ai, fogo!
Ou:
- Ai o quercvus!

(Sim, é #quercus que se devia escrever. Mas elas quando dizem "ai o carvalho!" também estão a meter um V a mais.

( Também acho muita graça às pessoas que escrevem p*ta, por exemplo, para não parecer mal.)

(Ai, Portugal, que és tão engraçado, mas hoje já não és a palavra do dia, e calateboca senão ainda pago mais multas.)




II.
Já aqui falaram de um carvalho perto de Barcelos, o que me fez lembrar que sempre que passava na estrada Barcelos-Viana com os meus avós maternos eles me apontavam a árvore a que chamavam "o carvalho do rei". Contavam que quando o meu avô era novo o rei fez ali um piquenique, e o povo foi lá em romaria para ver. O meu avô viu o rei com os seus próprios olhos. Estava a comer uma coxa de frango.

Todas as vezes que ali passei com os meus avós, o rei estava a comer uma coxa de frango.

Eu olhava para aquelas árvores todas e não distinguia o carvalho do rei. Seria o #quercus palustris, ou aquele quercus petraea mais desenvolvido? Ou quiçá o quercus acutissima mais atrás? Resolvi esperar até ser maior e ter mais discernimento para perguntar outra vez, mas entretanto o meu avô morreu, e aquela floresta ardeu. Agora nem rei nem coxa de frango nem avô nem carvalho. Só lá vejo eucaliptos. 

(Também havia a curva do Zé do Telhado, mas conto no dia em que a palavra mágica for "telhado")

(Aquela parte dos quercus palustris, petraea e acutissima foi invenção, só para poder meter o #) (aijajuj, já me desgracei outra vez - pronto, diz lá: quantas minis, Cristovam?)




Sem comentários: