02 outubro 2017

massacre em Las Vegas



Trago do Bildzeitung:

Um homem fecha-se num quarto num 32º andar de um hotel, aponta para um festival onde há trinta mil pessoas, e começa a disparar. 280 tiros em 31 segundos. Alguém contou que ouviu e pensou que era fogo de artifício, até que as pessoas ao seu lado começaram a cair.

Dentro do quarto de hotel o fumo é tanto que o alarme de incêndio dispara, revelando a localização do atirador. Quando a polícia entra no quarto encontra o homem morto.

Era Stephen Craig Paddock, um branco de 64 anos, que vivia em Mesquite (uma localidade a 120 km de Las Vegas), já conhecido da polícia. Entrou no hotel na quinta-feira, tinha 10 armas consigo. Tinha licença de porte de arma e de piloto de avião.
Não se conhecem ainda os seus motivos.

O desconserto do mundo: sempre houve loucos entre nós, e sempre houve ódio - religioso ou outro.
Mas nos nossos dias a loucura e o ódio têm à sua disposição armas muito mais letais do que tinham no passado. O progresso vira-se contra o seu criador.  

Desta vez foram mais de cinquenta vítimas mortais, pessoas que estavam a saborear pacificamente um concerto em Las Vegas. Daqui a algum tempo saberemos o que levou aquele homem a cometer este massacre. Para já, penso apenas no terrível sofrimento das suas famílias e dos amigos, penso no choque dos sobreviventes.




2 comentários:

Portuguesa de coração disse...

Existem dois motivos para alguém cometer este ato «tresloucado».

1º - Sempre sentiram vontade de matar pessoas
2º - Os MEDIA dão demasiado destaque a quem o faz

Porque parece que casos destes estão a aumentar? Porque os MEDIA dão uma cobertura excessiva dos mesmos. Imagina um «tresloucado» sentado em casa a ver TV. Sempre teve vontade de matar pessoas... e vê ali o exemplo de um tipo que o fez. Admira-o. Inveja-o. O nome dele está por toda a parte... nos cabeçalhos dos jornais, nos noticiários. A FOTO do criminoso é publicada... Isto é irresistível para um narcisista! E quase nenhum criminoso com instintos assassinos não é narcisista.

Foram os próprios MEDIA que incutiram na sociedade esta necessidade de APARECER nos media. Nas revistas, nas TVs só aparece socielites e suas roupas, modelos bonitos, atores e concorrentes de reality show... Não concorrentes de um concurso intelectual mas daqueles que expõem o lado mais pobre das pessoas... E o criminoso narcisista sabe que jamais ficará conhecido por ser bonito, modelo, ou ator.... Não será por ser socielite ou usar boas roupas. Nem por ser cantor pop.... E vê estas pessoas a viver em mansões, a esbanjar dinheiro... ou a serem convidadas para festas por todo o país e a ganhar dinheiro fácil só por serem concorrentes de reality...

Então o que têm eles para «oferecer» para conquistarem a mesma atenção dos MEDIA? Balas. Explosivos. Sangue. Que é algo que há muito tempo lhes vinha a atrair...

E vendo que isso põe os seus nomes e fotografias nos media... isso é demasiado atraente! Deixaram de ser «mais um» que ninguém conhece... Nem que morram a seguir mas ao menos também matam esse «bando de gente» que nao os deixou chegar ao estrelato e não os compreende.... Todos falsos... A sociedade «paga» pelas suas frustrações pessoais e intimas e pelas suas psicoses.

Helena Araújo disse...

Portuguesa de coração,
não sei o suficiente para conversar consigo sobre isto. Nem conheço estatísticas, nem conheço estudos psicológicos sobre o tema.
Sei que o suicidio ocorre muitas vezes por imitação, mas não sei se o mesmo fenómeno se aplica a este tipo de violência.