02 julho 2017

muçulmanos e filhos de imigrantes no Parlamento alemão

O meu post sobre todos os deputados muçulmanos do Parlamento alemão terem votado a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo suscitou algumas perguntas, nomeadamente sobre o número de deputados muçulmanos. O problema é que não se sabe ao certo quantos deputados são muçulmanos, porque nem todos os deputados indicaram a sua filiação religiosa. Li notícias sobre haver oito deputados declaradamente muçulmanos: uma deputada nos democrata-cristãos (hihi), uma no SPD, quatro nos Verdes. Não sei a que partido pertencem os outros dois.Aqui deixo mais alguns números que encontrei neste artigo:

- Nas últimas eleições, o número de deputados com um ou os dois progenitores imigrantes subiu de 21 para 35, o que equivale a 5,6 % do número total de deputados.
Esta percentagem é muito inferior à percentagem desse grupo na sociedade alemã: 19%.

- Há 11 deputados de origem turca (1,75 % do total de deputados; enquanto 3,7 % da população da Alemanha tem origem turca).

- Deputados de origem turca por partidos:
-- CDU: 1
-- SPD: 5
-- Verdes: 4
-- Linke: 1
[quase a propósito, lembro que estes deputados tomaram uma posição fulcral de crítica na questão do genocídio arménio, o que levou Erdogan a pôr em causa se o seu sangue seria realmente turco, frase a que o presidente do Parlamento alemão respondeu com a clareza necessária sobre o respeito que se exige para com a instituição e os servidores da Democracia alemã]

- Pela primeira vez, foram eleitos dois deputados afro-alemães.

- Número e percentagem de deputados provenientes de famílias de imigrantes em cada partido:
-- Verdes: 7 em 63, 11,1 %
-- Linke: 7 em 64, 10,9 %
-- SPD: 12 em 192, 6,3 %
-- CDU: 8 em 255, 3,1 %
-- CSU: 1 em 65, 1,8 %


Sem comentários: