10 abril 2017

só vemos o que queremos ver

 

Lembram-se da discussão sobre a cor de um vestido, que andou há tempos nas redes sociais? O Spiegel online conta que um grupo de investigadores se debruçou sobre o assunto, e chegou à conclusão de que os madrugadores tendiam para uma cor, e os noctívagos tendiam para a outra - a percepção da cor varia com o tipo de luz a que a pessoa está habituada.

Em suma: fazemos mentalmente correcções de cor e ajustamos o que vemos às condicionantes do tipo de luz. Ou àquilo que entendemos que devemos ver, como se demonstra com este exemplo simples de uma foto de morangos:



Provavelmente todos vão dizer que os morangos da fotografia são vermelhos.
Mas não são. Essa cor foi tirada da fotografia.





ADENDA, suscitada por um comentário: se olharmos para os morangos na fotografia abaixo, vemos vermelho. Se taparmos os morangos, vemos cinzento.
Explicações técnicas: https://twitter.com/social_brains/status/836088599418281984



3 comentários:

jj.amarante disse...

O que vemos resulta do que chega aos nossos olhos mas também de complexas operações do nosso cérebro. Neste caso seria melhor dizer "só vemos o que estamos habituados a ver".

Neste caso o vermelho não foi tirado das imagens, as cores nos monitores são sintetizadas com R(red), G (green) e B(blue), cada uma das letras seguida de um inteiro no intervalo 0 a 255 em que 0 é ausência dessa cor e 255 é o máximo e pode constatar que o R nestas imagens nunca tem o valor 0 embora tenha valores mais baixos do que no original. O que fizeram foi o equivalente a iluminar a cena com uma luz muito azul-turquesa (cyan B=255, G=255). Uma pessoa que tenha visto morangos pensará facilmente que está a ver morangos vermelhos através de um vidro de cor turquesa.

Helena Araújo disse...

Meto-me com quem percebe das coisas, e dá nisto...
Não tenho como negar, mas acrescento um outro artigo, onde afirmam que não há nenhum vermelho nessa imagem (e dão provas):
http://www.bento.de/haha/optische-taeuschung-diese-roten-erdbeeren-sind-gar-nicht-rot-1215719/

Helena Araújo disse...

Continuando sem entender muito bem as questões técnicas (enfim: nem muito bem, nem muito mal, isto tende para zero...) noto que os valores de R são sempre muito menores que os de G e B. Mas nós continuamos a ver vermelho, apesar de essa ser a cor mais fraca nas combinações de cada pixel.