21 abril 2017

atentado de Dortmund (2)

Provavelmente é nervoso, mas não consegui impedir algumas gargalhadas por causa do autor do atentado bombista à equipa do Borussia Dortmund. Como é possível alguém lembrar-se de fazer uma coisa destas?

É um homem de 28 anos, de dupla nacionalidade (alemão e russo) que fez um crédito de 40.000 euros para apostar na bolsa que o preço das acções do clube ia baixar. Reservou um quarto no hotel da equipa, fazendo questão de ter vista para aquela rua. Comprou as opções usando a internet do hotel. Escondeu as bombas de grande potência nas sebes, e accionou-as da janela do quarto exactamente no momento em que o autocarro estava a passar por elas.
A sorte dos jogadores que ele queria matar foi a bomba mais potente estar mal apontada, acabando a projectar os pregos de 7 cm por cima do autocarro.
Foi descoberto porque alguém da área de Finanças avisou a polícia de que havia movimentações pouco usuais nas vendas de títulos.
Por ganância, estava disposto a assassinar várias pessoas. E só por um erro de cálculo no posicionamento de uma das bombas não aconteceu uma enorme tragédia.

Suspeito que o meu riso nervoso também está ligado ao que traduzi há uns dias, sobre a possibilidade de ser um atentado do Daesh. Deu para ver de novo com clareza: o nosso medo do terror islamista põe-nos a fazer figuras ridículas.


1 comentário:

jj.amarante disse...

Vi na wikipédia que o sufixo -ista tem frequentemente um sentido pejorativo, como em comunista, capitalista, etc.

Com as recentes suspeitas sobre as intenções do atentado contra o autocarro do Borussia Dortmund (http://www.bbc.com/news/world-europe-39664212) deveríamos usar o neologismo "especularista" para especulador radical?