31 março 2017

caso passe alguém aqui que conheça alguém que conheça alguém com responsabilidades nas Finanças...

Caso passe alguém aqui que conheça alguém que conheça alguém com responsabilidades nas Finanças, peço o favor de pedir a essa pessoa que pergunte à outra se sabem como é a vida das pessoas da diáspora lá nos países onde vivem, e se lhes complicam a vida de propósito ou se é mesmo só por ignorância.

Por exemplo: recebi aqui em Berlim uma cartinha das Finanças endereçada a mim (repito: em Berlim) para ir pagar o IMI da minha quintinha minhota. Dão-me duas possibilidades: pagar através do Multibanco, ou pagar por cheque.

Agradecia muito que me dissessem onde há um multibanco em Berlim que me permita fazer este pagamento. Ou que me dissessem como é que se diz "cheque cruzado" em alemão. É que já nem lembro há quantas décadas usei um cheque pela última vez. Fui espreitar à tabela do meu banco, e parece que tudo isso custa taxas extra.

Para simplificar: o que impede as Finanças de pôr o IBAN da sua conta na cartinha, ou bem visível na internet, para o pessoal da diáspora fazer a transferência sem ter de ir chatear os amigos em Portugal?


2 comentários:

Catarina disse...

Cara Helena,
Bom dia. Se tiver conta em Portugal, pode pagar pelo Multibanco no site do próprio banco (pelo menos, naqueles que conheço!).
Bom Domingo,
Jerónimo

Jaime Santos disse...

Olá Helena, Ia sugerir o mesmo que o Jerónimo, o 'pagamento de serviços' está normalmente disponível nos sites de netbanking dos bancos portugueses. Procede exatamente da mesma maneira, isto é, insere os dados referentes aos três campos,
'entidade', 'referência' e 'montante'. Não se esqueça de imprimir o recido da operação pode ser necessário enviar esse recibo (melhor é imprimir para 'pdf') às finanças...