29 janeiro 2017

o escândalo do Museu da Segunda Guerra Mundial na Polónia



(fotos)



Novinho em folha, ainda antes da data de abertura oficial, o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk vai fechar para remodelações. O partido que chegou ao poder na fase de construção do museu não concorda com o conceito do museu, e faz questão de escrever a História à sua maneira.

O conceito, que estava a ser desenvolvido pelo director Pawel Machcewicz, era mostrar e debater o que aconteceu na Polónia naquela época negra: a invasão e o terror sob a ocupação alemã, a resistência e o sofrimento da população, mas também o anti-semitismo e o colaboracionismo. O governo não gostou e, para se poder ver livre deste director, resolveu unir dois museus e nomear outro director, mais receptivo da versão dos ultra-conservadores.

Pawel Machcewicz não admite que o ministro da Cultura ou o partido no governo lhe ditem o que é "polaco" e "patriótico", e despediu-se com um teimoso canto do cisne: este fim-de-semana, abriu as portas do museu para as pessoas poderem ver o que vai desaparecer muito em breve. Os bilhetes esgotaram rapidamente.



4 comentários:

xilre disse...

Mas o que é que pretendem? Reescrever a história? Não entenderão que isso os torna precisamente iguais a todos aqueles contra quem lutaram até então (e, em boa parte, desde então), todos ocupadíssimos a reescrever uma história que teima em não ser passível de reescrita?

Helena Araújo disse...

Pois, parece que não entendem mesmo.
O que mais há, para estes lados, é tentativas de reescrever a História. Há tempos afastei-me 40 km de Berlim e fiquei assustada com as tensões - desde mascarar as expropriações de empresas de judeus (inacreditável na Alemanha que eu pensava conhecer!) até ajustes de contas com a História da RDA.
Admito que na Polónia isso seja ainda mais complicado, porque as fronteiras são recentes (quase ia falar no "recentimento" das fronteiras) e haverá com certeza questões difíceis de identidade e insegurança.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


O Museu é em "Danzig", ou em Gdansk?...

Helena Araújo disse...

Obrigada pela chamada de atenção! Sim, é Gdansk, claro. Traduções à pressa...
Já mudei.