04 janeiro 2017

I am the state




Sinais dos tempos: os republicanos da Câmara dos Representantes estavam a mexer-se para reduzir o poder da Comissão de Ética (o órgão independente que investiga os legisladores), e foram obrigados a recuar por causa de dois tweets de Donald Trump.
O jogo da política, os debates, as cedências, os consensos, os acordos (e é melhor nem falar na diplomacia, nos estudos, nos conselheiros especialistas): tudo isso se substitui por um simples "quero, posso e twito".
Donald Trump lembra-me um Presidente-Sol (l'État c'est moi), um cowboy justiceiro que dispara mais rápido do que o pensamento (com uma conta de twitter em vez da pistola). Lembra-me o tom das anedotas do menino Zezinho (sabem, aquele miúdo malcriado e espertalhão que se movia sempre no limite do socialmente aceitável), ou o Indiana Jones naquela famosa cena de brutalidade versus arte marcial:



E nós a assistir, pasmados: então agora os Estados Unidos conduzem-se assim?!


E não é "só" ao nível dos jogos políticos. Os tweets do presidente também têm efeitos imediatos e graves nas empresas - como este tweet contra a Boeing que, além de apresentar números fantasiosos, parece ter sido uma reacção a uma crítica de um chefe da empresa que não terá agradado a Trump, e por algum tempo provocou uma baixa de mais de mil milhões de dólares do valor da empresa na Bolsa. Por sua vez, a Ford desistiu de fazer uma nova fábrica no México, para em vez disso reforçar a sua produção nos EUA, enquanto - ao que parece - as suas chefias redobram os elogios à acção do presidente. Redobram as cautelas, a bem dizer. E nós a assistir, pasmados.

Em suma: quero, posso, tuíto, e estou-me nas tintas para as possíveis consequências.
Será que o nome deste fenómeno é "ditadura"? "Ditadura 3.0"?

É tudo tão novo, tão inesperado, tão anormal, que quase me sinto tentada a assistir com curiosidade a estas experiências de poder - se não estivéssemos perante um caso muito sério e muito próximo de nós, aqui no único mundo que temos.




1 comentário:

Lucy disse...

Jesus teve Herodes, nós temos Trump....