31 janeiro 2017

"E as crianças que nascem num Bairro ilegal não têm os mesmos direitos que as outras crianças?"

Partilho o apelo de uma amiga:

O 2. Torrão é um Bairro de barracas, ilegal, com mais de 40 anos, localizado a 25km de Lisboa, na zona da Trafaria - Almada.

O Bairro sobrevive sem quaisquer infraestruturas básicas (água canalizada, electricidade, saneamento) e em situação de pobreza extrema (fome, frio e todo o tipo de carências).

A Associação Cova do Mar instalou, no Bairro 2. Torrão, a Fábrica dos Sonhos, para ajudar as crianças a crescer e a sonhar. Falamos de um universo de 100 crianças carenciadas, com as quais se tem desenvolvido um trabalho de apoio continuo: estudo orientado, apoio aos trabalhos escolares, colônia de férias, actividades educativas, distribuição de donativos (alimentação, roupas, brinquedos..). Um trabalho muito importante e reconhecido pela comunidade.

Contudo, a Associação perdeu o apoio financeiro das Instituições locais, sem o qual não consegue sobreviver, com a justificação de que está a trabalhar num bairro ilegal.

- E as crianças que nascem num Bairro ilegal não têm os mesmos direitos que as outras crianças ?

- Negar ajuda a crianças desfavorecidas só porque vivem num Bairro ilegal, não é desumano?

O espaço físico/geográfico é somente uma moldura das relações humanas. O argumento de Bairro ilegal (para a não atribuição de apoios) tende, apenas, a mascarar as divergências de interesses e a induzir uma leitura imóvel da situação.

Só os seres humanos podem agir e transformar o mundo. Cada acção individual envolve a sociedade como um todo. É nesta lógica que a Fábrica dos Sonhos quer intervir. Democratizando a implementação dos processos, numa dinâmica que privilegia as relações humanas no interior da comunidade.


A Fábrica dos Sonhos quer ajudar as CRIANÇAS que vivem no Bairro ilegal de barracas do 2. Torrão (há 40 anos ignorado) a terem esperança num futuro melhor!

É esta a voz que queremos ecoar. É esta a voz que queremos fazer crescer, porque

...somos os nossos sonhos!

Se se identificar com esta causa, assinar a petição e tiver disponibilidade para a divulgar - em nome de todas as crianças - muito obrigada!



6 comentários:

Goldfish disse...

Helena, vou levar isto para o meu facebook, ok? Tenho família na Trafaria, pode ser que resulte em alguma coisa.

Helena Araújo disse...

Obrigada, Goldfish!

Unknown disse...

Uau!!!! ❤ obrigada a todos!!!

Baltazar Garção disse...

Já assinei.

«Eduquemos as Crianças, para não termos de punir os adultos!»

(ver Autor desta frase na wiki, pf)

Unknown disse...

Obrigada a todos... <3 queremos mudar o mundo, através das crianças...

Helena Araújo disse...

Baltazar, grande frase. E já vi quem é o autor.

Xana, nós é que agradecemos!