13 outubro 2016

outras verdades que se revelam (ou não) no vestiário masculino

Nada como ter informadores que frequentam vestiários masculinos para ficar a saber o que lá se passa. Contaram-me há dias que há muçulmanos (depreende-se que são muçulmanos) que usam 3 calções de banho sobrepostos, e que nunca tiram o terceiro, nem no duche.

Uma pessoa ouve isto e pensa logo naquele comentário "ah, pois, as mulheres têm de andar todas tapadas na praia, mas os homens podem ir muito lampeiros nos seus confortáveis calções de banho, não é?"

Parece que não. Parece que alguns deles também tomam precauções para disfarçar o mais possível a região genital, e não deixar que nenhum estranho veja certas partes do seu corpo. O que suscita algumas questões:

E se não fosse apenas uma questão de poder dos homens sobre as mulheres?
E se fosse também uma questão de pudor deles e delas em relação ao seu próprio corpo?
E se fosse impossível de destrinçar onde acaba o pudor e começa a dominação machista?
E se o nosso gesto de - pretensamente - libertar as mulheres muçulmanas da dominação machista fosse afinal uma violação do seu pudor?


PS. Alguém faça o favor de explicar a diferença entre vestiário e vestuário aos estudantes estrangeiros que estão a fazer estágios em alguns meios de comunicação social, e escrevem as notícias online. E dê também os parabéns a esses meios de comunicação social por aceitarem correr riscos para oferecerem um desafio tão aliciante a jovens estrangeiros sem conhecimento da língua portuguesa.
(Esses artigos são escritos por jovens estrangeiros, não é? Erasmus, e assim, não é?)


3 comentários:

Noughtone Binary disse...

Esqueceu a História, isto não acontece no vácuo

Helena Araújo disse...

Quer explicar melhor?

jj.amarante disse...

Tenho aqui (http://imagenscomtexto.blogspot.pt/search?q=laila) um quadro da Laila Shawa, Impossible dream que acho eloquente.

Depois tenho este post que até foi comentado por uma muçulmana: http://imagenscomtexto.blogspot.pt/2010/01/veus-islamicos.html e ainda este: http://imagenscomtexto.blogspot.pt/2011/12/tumulo-do-poeta-hafez-1315-1390-em.html.

Vi na net que a zona que os homens têm que cobrir sempre vai do umbigo aos joelhos, enquanto as mulheres é tudo excepto a face e as mãos. No entanto, no Irão não deixam as mulheres assistir a jogos de futebol para não verem os homens em calções. Na net vi referência ao uso de calções nos balneários. Mas em muitos sítios os homens muçulmanoss não usam nada por baixo das túnicas.

Continuo a achar que existem imensos indícios de que as normas são patriarcais.

O princípio deste artigo pareceu-me interessante (http://fashion-history.lovetoknow.com/fashion-history-eras/religion-dress).