04 abril 2016

"indústria" (2)

A propósito do post anterior, conversei com um amigo que me deu o seu ponto de vista sobre os motivos da destruição do antigo sector industrial da RDA.

No processo da reunificação alemã houve dois erros muito graves:

1. A RDA não devia ter aderido tão precipitadamente à moeda da RFA. De um momento para o outro as exportações ficaram excessivamente caras nos seus mercados tradicionais, e as indústrias perderam os clientes. A indústria gráfica, por exemplo, era excelente mas perdeu a competitividade no mercado internacional e desapareceu.

2. A privatização das empresas devia ter dado prioridade às iniciativas regionais. Apesar de haver problemas difíceis de ultrapassar - a passagem de um sistema de economia planificada para um de economia de mercado, a necessidade de aprender a posicionar-se em mercados novos e com novas regras do jogo (desde logo expressas em inglês, quando a língua franca da RDA era o russo), a dificuldade de gerir o excesso de pessoal resultante da política de pleno emprego -, tinha a vantagem de haver um interesse muito maior em manter a empresa a funcionar. Para investidores situados no mesmo ramo, mas de países estrangeiros ou da antiga Alemanha Federal, o resultado da compra daquelas empresas era um ganho, independentemente do destino da empresa concreta: se desse lucro, óptimo; caso contrário, fechava-se e acabava-se com um concorrente. Além disso, em caso de crise, um grupo que tenha várias empresas no mesmo ramo vai ter tendência para fechar a empresa mais distante, adquirida mais recentemente e que carrega dificuldades estruturais.


Sem comentários: