04 fevereiro 2016

"maestros - cada movimento conta"



A quem está em Berlim: esta semana estão a passar no Sputnik o documentário alemão "Dirigenten - jede Bewegung zählt", sobre um concurso internacional de maestros que decorre na Alemanha.

A sorte ajudou muito o realizador: dois dos maestros que ele escolheu, de entre os 25 iniciais, conseguiram chegar à final. E um dos perdedores era um tipo muito novo, muito sem filtro, que aceitou mostrar-se na sua fragilidade. Duvido que, se estivessem a trabalhar com roteiro, lhes tivessem ocorrido uma história tão boa como esta e personagens tão cativantes. Ou seja: um documentário que se vê como um bom filme de ficção. E uma delícia: os movimentos, a personalidade de cada um, a música.



Aos 19 anos, Aziz Shokhakimov ainda não estava preparado para uma competição destas. Mas também não estava preparado para a perder. As suas reacções, filmadas sem pudor, dão uma autenticidade quase embaraçosa a este filme. Em contrapartida, a sua amizade com James Lowe oferece momentos de candura e serenidade tais que surpreendem num contexto destes.
Entretanto, Aziz fez o seu caminho. Este mês está na Filarmonia, no dia 15, com a DSO.

Dos cinco maestros que o filme apresenta, o meu favorito foi o japonês Shizuo Kuwahara. Aquelas mãos, aquelas mãos!
Ganhou o concurso, está a fazer carreira nos EUA, não vem muito à Europa. Que pena Berlim estar um pouco à desamão! Já me sonhava num concerto com ele, sentada nos bancos de pau da Filarmonia, e estava a fazer figas para ninguém descobrir que nesse dia aqueles seriam os melhores lugares - de longe! - na sala inteira.

Pode-se ver neste filme, a dirigir sem batuta de modo a ter as mãos mais livres para mostrar o que quer:

Brahms: Symphony No. 2Malko Competition Final RoundBrahms: Symphony No. 2
Publicado por Shizuo Z Kuwahara / シズオ・Z・クワハラ em Segunda-feira, 25 de Maio de 2009


E aqui está o Mariss Jansons a dirigir, também sem batuta, a peça que Kuwahara apresentou na competição no dia em que ganhou o primeiro prémio:



Sem comentários: