13 dezembro 2015

Festa de Natal dos Portugueses em Berlim - é hoje!


 

Tudo a postos para receber os portugueses na Representação de Baden-Württemberg.
Podia falar do palco com todo o equipamento de som instalado, podia falar dos filmes que vamos passar, da bandeira de Portugal, dos pinheirinhos de Natal, podia falar das mesas com toalhas garridas para as pessoas se sentarem a comer calmamente, podia falar do grupo de concertinas que já está a caminho, vindo de Hamburgo, e das expectativas que tenho sobre o ensaio da dança folclórica. Podia falar do profissionalismo e da extraordinária simpatia das pessoas da Representação: têm trabalhado imenso para nos ajudar, dão voltas à cabeça e à casa para realizarem os nossos desejos, e ainda se riem connosco (como ontem, quando lhes pedimos um martelo de madeira para o leilão, e nos arranjaram mil objectos, uns ainda mais improváveis que os outros). Podia falar do enorme apoio que a Embaixada e o Instituto Camões nos têm dado, a todos os níveis. Falaria ainda dos patrocinadores sem os quais nada disto teria sido possível, e em especial de um deles, que nos contactou para lembrar que nos queria dar apoio e portanto tínhamos de o pedir, e nos ajudou imenso a divulgar a festa (é para ele o prémio "patrocinador do ano"!). Não esqueceria os voluntários que têm trabalhado connosco, e hoje vão perder a festa para servir a comunidade. 

A verdade é que sinto uma enorme gratidão pela rede de pessoas que nos envolve. Sem elas, esta festa não seria possível.

Podia falar disso, e de muito mais. Mas digo apenas: caldo verde, bacalhau com natas, arroz de polvo, jardineira, feijoada, rissóis, bolinhos de bacalhau, arroz doce, pastéis de nata, espero não me estar a esquecer de nada. Tenho andado a avisar por aí que é melhor chegarem logo à uma da tarde, porque às duas eu já comi tudo. Mas é um exagero, claro. Há tanta comida, que acho que só por volta das cinco da tarde é que a terei conseguido aviar toda.  



 


1 comentário:

Olinda Melo disse...


Ai, ai!
Quem me dera estar aí.
Tudo comidas que adoro.

:)
Olinda