03 novembro 2015

o que deixaremos aos nossos filhos

Há alguns anos fizeram obras numa igreja medieval de Nuremberga, a Santa Clara. Projecto de luxo, casamento perfeito entre a arquitectura moderna, a arte, a técnica e a espiritualidade (fica na rua principal, não muito longe da estação de caminho de ferro - um sítio para entrar, sentar-se, e respirar).
O problema foi que alguns sectores mais conservadores da cidade não concordaram com a modernização, o dinheiro não correu como devia ter corrido, e acabou por faltar para os vidros das janelas laterais.
Alguns amigos juntaram-se e ajudaram a comprar os vidros. Nós ríamo-nos com eles: "mostrem lá, qual é a janela que vão dar de herança aos vossos filhos?"

É mesmo isso: que vamos dar de herança aos nossos filhos?




Luz. Tenho um amigo que se gaba de já ter comprado 1 mm² de luz. Pode-se comprar aqui.

(para os mais apressados: conta do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA) no Banco Millennium bcp /  NIB 0033-0000-45468532333-05 / IBAN PT50-0033-0000-45468532333-05 /  BIC/SWIFT BCOMPTPL.)



Música. Hoje, o António Costa Santos contava isto no facebook:

Um puto que eu conheço bem e adora música diz-me "vou só ali ao Multibanco" e eu, que sei que ele anda sempre sem cheta, pergunto "fazer o quê?", disposto a passar-lhe uns euros para comprar uma merenda ou um rissol, uma cerveja. O puto responde que vai "transferir 3 euros para o Conservatório, é pouco, mas nem dinheiro têm para pagar a água e eu fiz lá exames à pala, sinto-me na obrigação". Calo-me, copio o NIB e vou ao banco na Net, transferir pouco mais que ele, também estou teso, mas qualquer coisa, cheio de vergonha do Estado e do estado a que chegámos. 
NIB 0781 0112 0112 0012 6492 6


A solidariedade é sempre algo positivo, mas isto são peditórios a mais. Sinal indubitável de um Estado a falhar. Caso para perguntar que é feito com os impostos que pagamos. Contando com os impostos sobre o salário, os descontos (do trabalhador e do empregador) e os impostos ao consumo, suspeito que o Estado ficará com um montante equivalente a 120% do dinheiro que nos chega às mãos (contas feitas de cabeça em cima do joelho - agradeço que me informem sobre o valor correcto).

Que saibamos deixar aos nossos filhos como herança - para além da luz, da música e da consciência solidária - um espírito de crítica e exigência em relação aos gastos do Estado.


Sem comentários: