26 junho 2015

página do diário

9:00 Estou-me a arrancar uma tradução a ferros. Como é que os outros conseguem dar à luz os seus textos tão facilmente? Serei a única tradutora que vira cada palavra do avesso e do trevesso, lhe procura os mais remotos sentidos, e depois dá voltas à cabeça e aos dicionários para encontrar em português uma palavra que transporte a mesma riqueza e os mesmos mistérios? Sei que no McDonald's ganhava mais por hora de trabalho - e às vezes desconfio que até teria mais prazer...
Não liguem a este último desabafo. É mesmo só culpa dos ferros com que me estou a arrancar esta tradução.

10:00 Fui passear o Fox, e encontrei no lago uma vizinha que já não via há muito. Disse-me que estava chateada, porque com a mania que é republicana e não liga a essas coisas não foi ver a rainha de Inglaterra, que ontem passou por trás da casa dela. Decidi ali mesmo que havia de lhe dar as Holas que tenho escondidas debaixo do colchão - é tempo de acabar com esta ditadura dos bons costumes e da má consciência. Se soubesse que a rainha passava aqui ao lado também lá tinha ido, e até tirava uma fotografia para pôr no blogue, rir de mim própria por antecipação resulta quase sempre. A minha vizinha contou que passou em frente à residência britânica pouco antes da recepção, e as mulheres estavam impressionantemente elegantes de vestido de cocktail e chapéu. Ora bem: só o facto de ter conseguido que as berlinenses se ponham elegantes já é um caso de milagre, e de justificar a vontade de ir ver a milagreira e até de fazer selfies à frente do carro dela.

A propósito: há dias passaram aí um vídeo de uma rapariga de hijab a dizer que tapar assim a cabeça é uma maneira de combater a sociedade de consumo e a objectificação e excessiva sexualização do corpo feminino. Ela que me desculpe, mas a verdadeira batalha não se trava com hijab  - ela que venha às ruas de Berlim ver o que são mulheres que recusam a sexualização do seu corpo. Uma cidade cheia de corajosas resistentes.

15:00 Fui à padaria comprar uma baguete, mas estavam a vender um bolo chamado piña colada, com ananás e coco. Ananás e coco! Não é preciso muito mais para me fazer feliz. Trouxe-o todo, em vez da baguete - porque o pão branco engorda e além disso o ananás tem vitaminas importantes.

Depois recomecei a arrancar as últimas frases da minha tradução. Complicadíssimas: toneladas de ideias acavaladas umas nas outras.

16:00 Descobri que uma amiga minha morreu na noite passada. Fui procurá-la no seu mural de facebook, e estava cheio de bondade e beleza.

(um dia que eu morra, o que é que os meus amigos vão encontrar no meu mural de facebook?)







Sem comentários: