21 dezembro 2014

o rapaz vai-se estragar


Não fui ao concerto de homenagem ao Abbado. Continuo na minha maratona para acabar o álbum do ano. Era suposto ser um presente de Natal, e não de Páscoa...

O Matthias chegou por volta das onze, depois do trabalho na Filarmonia. Tinha uma notícia menos boa (vendeu muitos programas mas não recebeu nenhuma gorjeta) (é bem verdade que os filhos mudam as mães: tantas vezes comprei um programa, e nunca me lembrei de dar gorjeta - sabia eu lá!) e uma que lhe dava muita satisfação (é o autêntico Speedy Gonzalez do bengaleiro, acabou o segmento dele muito antes dos outros).

Queria mostrar-me uma música, pediu por uns minutos a minha atenção. Larguei o álbum, e fui passear com ele pelo youtube. Procurava na sinfonia nº5 de Sibelius uma passagem específica.
"Olha para estas trompas!" - e cantava também, as mãos dançavam a melodia.
(Curioso, o meu pai fazia isto no carro - o Matthias repete um gesto que nunca viu.)

Não estava satisfeito com aquela gravação, que era com o Bernstein.
(Curioso, o Matthias repete esta minha espécie de desamor ao Bernstein sem nunca termos falado disso.)

Disse que na Filarmonia, apesar de a estar a ver apenas no écran do foyer, esta passagem tinha muito mais força.

Esta passagem:
 


O rapaz vai-se estragar. Até fins de Janeiro vai passar quase todas as noites e várias tardes naquela casa a ouvir os concertos daquela orquestra. Vai ganhar esquisitices, vai ficar habituado ao luxo.

(Ainda bem.)


6 comentários:

Paulo disse...

Com o Stefan Döhr a soprar a trompa, pudera.

(Não compreendo é a parte de tu não gostares do Bernstein.)

Helena Araújo disse...

Já tivemos esta conversa outras vezes. Eu costumo achá-lo demasiado bombástico. Já dei o braço a torcer, que aquele adagietto da quinta do Mahler lhe saiu muito bem, mas mesmo assim...

Paulo disse...

Tivemos :)

snowgaze disse...

Passei a tarde na Filarmonia Berlinense por tua causa. (Obrigada!) E sem sair de casa, o que muito me agrada, que estive muito ocupada.

Helena Araújo disse...

Estiveste nos concertos gratuitos?

snowgaze disse...

Foi isso mesmo :)
E depois fui procurar umas coisas (ainda) mais animadas, que no outro dia apanhei um avião com um canal de música clássica de que gostei muito! :)