04 outubro 2013

"vá visitar os seus impostos - Itália, Espanha, Irlanda, Portugal, Grécia"

Diário de uma Azubi (aluna do ensino dual na Alemanha)


[Nota: os mais apressados podem saltar logo para Julho 2012]


Agosto 2011

Olá! Chamo-me Jessica Vas e tenho 17 anos.
Trabalho desde 01.08.2011 na Agência de Viagens FIRST em Karlsruhe, e estou a fazer uma formação como agente de turismo.
Os primeiros dias foram sossegados.. até que de repente começou a aquecer. A princípio não foi nada fácil apresentar-me correctamente ao telefone e falar correctamente com os clientes. Mas entretanto isso já acontece naturalmente. :)
A meio do mês comecei a aprender a trabalhar com o sistema de reservas. Também pude começar a ter os primeiros contactos com os clientes.
Estou cheia de curiosidade sobre o que me espera, e toda contente com as novas tarefas e os desafios que vou ter.


Setembro 2011

Olá a todos!
Os dois primeiros meses já passaram, e já tenho as minhas primeiras impressões.
Estou fascinada com a quantidade de experiências diferentes que são possíveis numa agência de viagens..
Em todo o caso, uma pessoa nunca se aborrece ;-)
Aconteceu este mês.. depois da conversa com o cliente, a primeira reserva que fiz sozinha, os primeiros clientes só meus.. Responsabilidade!.. ai.. Mas todos eles regressaram das férias, contentes e de boa saúde!
Também já tive o primeiro seminário de formação TUI. Entre outros, aprendemos muito sobre a Croácia, as Canárias e Rodes, mas também nos conhecemos uns aos outros. Os trabalhos de grupo foram giros, e terminámos o dia com um shopping tour em Mannheim.. que o primeiro salário tem de ser gasto de alguma maneira.. ;-)


Outubro 2011

Este mês também foi tudo menos chato.. entre as minhas muito merecidas férias e a escola, trabalhei muito aqui na agência. Fiz muitos aconselhamentos e reservas, e aprendi imenso. Acordem-me durante a noite, posso sussurrar imediatamente um pedido de cruzeiro e venham de lá os marinheiros. Ao mesmo tempo, tive muito que carregar.. uma grande parte dos catálogos de Verão foram entregues. *suspiro* Também como futura agente de turismo tenho de trabalhar como um estivador.. ;-)
Djini tornou-se a minha melhor amiga.. quem é a Djini? Venham à agência de viagens, tenho todo o gosto em mostrar.
Além disso, este mês não tivemos nenhuma umbrella campaign, e pudemos, em vez disso, dar largas à nossa fantasia..  e fizemos uma festa na montra. Alegre, amarelo-canário e com um enorme sorriso TUI na montra.
Ah, e os papéis da minha viagem a Paris, a 2.11.11, também já chegaram - mas isso conto em Novembro :)

(...)


Junho 2012

Junho chegou ao fim, o Verão chegou.. yippieeh.. ou algo do género. Não se pode dizer que isto seja realmente Verão. Mas foi-o na Tunísia, regressei bronzeada como prometi e muito descansada. As férias valeram mesmo a pena!
A visita a Düsseldorf também foi um sucesso! Vimos muitas coisas, divertimo-nos muito, comemos muito. :-D  Além disso, estava a acontecer o Christopher Street Day.. é realmente uma experiência! Foi um fantástico fim-de-semana de Pentecostes!
Mas também trabalhei em Junho ;-)    Fiz muitas reservas e quase me assusto com a quantidade de coisas que já consigo fazer sozinha. Uma pessoa começa a dar-se conta, devagarinho, de que o primeiro ano de formação está a chegar ao fim.. Incrível.
Da minha parte, é tudo. Desejo a todos um mês cheio de sol, e no fim do mês conto o que Julho teve para oferecer!


Julho 2012



O meu primeiro ano de escola e trabalho prático chegou ao fim, os diplomas já estão prontos e as férias acenam-me.. yes! Mal posso acreditar.. porque até o Verão conseguiu chegar a nós (pelo menos esta semana) :-)
Este foi um mês especial, porque nos deixaram decorar sozinhos a montra da agência de viagens. :D  a nossa equipa foi particularmente criativa, e arranjou de colar no vidro, em letras enormes cor-de-rosa, "VÁ VISITAR OS SEUS IMPOSTOS! - Itália, Espanha, Irlanda, Portugal, Grécia". De facto.. quem colou tudo fomos nós. (e que trabalheira!) Logo a seguir, começou a agitação.. aparecemos no facebook, na internet, clientes vieram falar connosco... Agora sei o que é guerilla marketing, e o que representa, porque uma simples montra pode excitar e provocar os ânimos..

Pelo meio dessa confusão, também vendemos viagens como tudo, com a chuva que tem estado não é de admirar que todos queiram fugir! Também já é possível reservar viagens para o Inverno, e muitos clientes tratam de reservar agora os melhores lugares ao sol durante a estação mais fria.
Mas por agora está calor, eu vou desaparecer para as minhas duas semanas de férias, e desejo a todos um verão bem quente!
E se tiverem muito calor na rua, entrem na nossa agência, que tem ar condicionado.. também lhes podemos arranjar umas boas férias ;-D

***

Entretanto a miúda já está a chegar ao fim da formação. Em Junho foi eleita para o conselho de representantes dos Azubi. A última entrada no blogue foi em Julho de 2013.

Ela não diz muito sobre as reacções ao cartaz, nem se o tiraram logo ou deixaram ficar mais tempo. Um ano mais tarde, já nem se deve lembrar das letras enormes cor-de-rosa que colou na montra da agência - mas a fotografia chegou agora a Portugal, e deu origem ao habitual coro de protestos contra os nazis do costume.

O cartaz é parvo. Tão parvo como as bocas tipo "os alemães são nazis de pai e mãe". Será que em termos de palermice nos podemos considerar quites, ou vale realmente a pena esmiuçar o caso do cartaz feito por uma miúda que nem sabe a diferença entre ponto final e reticências?


5 comentários:

Carlos disse...

Helena,
no que me diz respeito, penso que já dissemos tudo o que havia para dizer a respeito deste assunto, e seria redundante voltarmos a esgrimir argumentos.
Em face desta nova informação, pergunto-te apenas isto: tu atribuis a responsabilidade pelo que sucedeu à miúda ou a quem é responsável pela agência?

Carlos disse...

Em todo o caso, agradeço-te a informação. Linkei como adenda ao meu post sobre este assunto.
Bom fim-de-semana.

Helena Araújo disse...

Carlos,
A ideia saiu da cabeça da miúda e (presumo) dos outros azubis.
O chefe da agência deixou ficar, e por isso assume toda a responsabilidade.
O caso deu que falar, inclusivamente com clientes a entrar na loja (quer-me parecer que terá sido para protestar). Não sei o que aconteceu a seguir: quanto tempo ficou o cartaz na montra, e se serviu para vender mais (parece que não - pelo que ela diz, foi o mau tempo que os motivou).

Helena Araújo disse...

Entretanto andei a pesquisar um pouco mais. O responsável da loja deve ter achado mesmo muita graça à montra, porque a pôs no mural do facebook. Não recebeu nenhum like, mas em compensação levou alguns comentários muito críticos - de gregos.
Também encontrei uma discussão muito interessante a propósito da foto:
https://plus.google.com/113681652538358882676/posts/34VPge1CtEL

Tem os comentários idiotas do costume ("isso mesmo!", "boa!", "bela montra!") mas uma percentagem surpreendente de pessoas mais informadas a tentarem chamar os outros à razão e a criticarem o seu próprio país (a Alemanha). Os comentários mais engraçados são do género "se eu quisesse visitar os meus impostos, ia a Frankfurt ou a Londres". Falam também de um documentário que explica como os impostos estão a ir para os bancos (em alemão: http://youtu.be/WAMPtlbl7o4
em francês: http://youtu.be/_eoyMMg1mJY).
E há ainda algumas pessoas que criticam a própria forma de criticar os que gostaram da montra: dizer que certos comentários são "burros" e que quem os faz é gente com nível dos leitores do jornal Bild não ajuda nada. O que é preciso é informar os leitores do jornal Bild convenientemente, para eles terem uma opinião mais diferenciada.
Pelo meio, alguns lembram que os bancos fizeram erros impunemente, se enchem de dinheiro à custa dos impostos e do sofrimento dos mais pobres, e na Europa está a surgir uma perigosa dinâmica de ânimos excitados uns contra os outros, países contra países.

Carlos disse...

Agradeço-te o cuidado que tiveste em partilhar a informação que consta do teu último comentário.