19 outubro 2013

promenade concert (1)

Há dias assim: alguns amigos apoderam-se de uma caixa de comentários no teu mural de facebook, e convidam-te a dar a volta ao mundo nas suas músicas favoritas.
Aconteceu-me esta semana, a propósito do concerto da Mariza, e foi tão bonito que não resisto a trazer para aqui, juntamente com os seus comentários.
Das conversas, retirei alguns comentários menos importantes ou mais privados, e as repetições próprias de quem conversa noite adentro, "horas de ir dormir", "boa noite", "até amanhã" (e depois arrependi-me, porque tinha um ar engraçado de The Waltons a dizer "good night" enquanto as luzes se iam apagando.)

Bom passeio!


  • T - Mariza é muito linda
  • Helena -  Já a viste no palco, T.? Ela fala inglês, acho que ias perceber quase tudo. 

  • T - não, Helena - só vi pela televisão - no momento em que ela abriu a boca pensei: podem parar de chorar pela Amália

  • Helena - T., foge depressa! Esta caixa de comentários está cheia de gente que te vai trucidar por causa disso que acabaste de dizer. 

  • T - eu sei como é, Helena - é a mesma coisa quando digo para alguns argentinos que gosto de Piazzola ou (que os céus nos protejam) de gotan Project ou Violentango - daqui deste lado do Atlântico estou segura, acho eu....
  • Helena - Estás, sim. Parece-me que acabaste de criar circunstâncias atenuantes. 

  • T - e eu gosto da menina do Madredeus e sei que vc achava ela chatinha (foi você que a pôs a correr do grupo? poderosa, você)
  • Helena - Gostas da menina do Madredeus?! foge, T., foge, foge, que nem o Piazzola te salva desta! 

  • CA - Tamara, conheço gente desse lado do Atlântico... 

  • CA - Um pouco mais a sério mas sem polémicas, porque considero que devemos respeitar os gostos alheios: 1) a Mariza não toca sequer nos calcanhares da Amália (como, aliás, nenhuma outra toca); 2) a Teresa Salgueiro é uma cantora especial, mas, tal como a Dulce Pontes, tanto pode transformar uma canção na oitava maravilha do Mundo como pode destruí-la; 3) na minha opinião, os Madredeus, embora a partir de certa altura se tenham limitado a repetir a mesma fórmula disco após disco, tornando-se monótonos, começaram por ser um dos projectos mais estimulantes da música portuguesa (não sei se sem eles teria sido possível o fado ter ressurgido com tanta força).

  • CA - E, por fim, também há música absolutamente maravilhosa desse lado do Atlântico. 

  • Helena - Ai. Viva o Chico Buarque, e ficamos todos amigos! (que tal?)

  • S - Ah, sim. Viva o Piazzola também!!!! E o nosso Chico Buarque, isso nem se discute.

  • T - ok, espero agora agradar aos amigos portugas: detesto flamengo (está bem assim, Heleninha?)

  • Helena - ai...

  • T - ai bom ou ai ruim, esses amigos do down-under só me fazem passar vergonha?
  •   M - [Se fosse meu, o "ai" era ruim.]

  • T - posso detestar mariachis, pelo menos?

  • M - [Eu acho que pode tudo, gostos não se discutem. Eu gosto muito, da cabeça à pança.]

  • CA - Não crítico ninguém, tão-só partilho: amo flamenco.

  • M - http://youtu.be/fAMZmWSd2gg

    NIÑA PASTORI - Cuando Miro Tus Ojos (En Directo)




  • Helena - Também gosto muito disto:
    http://youtu.be/QrLycq67PXA


    Mariza e Miguel Poveda, Meu fado meu

  • M - Ainda não ouvi, mas o Miguel Poveda é um dos grandes nomes do flamenco no momento, em Espanha.

  • CA - M., falemos a sério!  http://www.youtube.com/watch?v=xZ7Yz1rtiNQ

    Se Nos Rompio El Amor ( Bernarda y Fernanda de Utrera )

  • CA - Continuando a falar a sério: http://www.youtube.com/watch?v=d7441PTB82o

    la paquera de jerez malvaloca
  • CA - ... ainda a sério... http://www.youtube.com/watch?v=0yNI2_LUDYY

    Ines Bacán-Se lo achacan a mi cuerpo (Soleá)

  • CA - E, por fim, a Estrella Morente (além de tudo o mais, uma mulher belíssima):
    http://www.youtube.com/watch?v=U9iw1gMVoO0

    Estrella Morente - Soleá

    M - A maior de todas, a Estrella.
  • CA -Bem, para mim, nenhuma chega aos calcanhares da Fernanda de Utrera. Lá está: gostos! 
  • CA - Falando na Estrella, deixo-vos aqui algo que, para mim, emocionalmente falando, é de arrepiar. Queremos sempre que a arte seja verdadeira, mas, quando ela o é, não estamos preparados... http://www.youtube.com/watch?v=oZtwQRW5220

    Estrella Morente canta a Enrique en su funeral en Granada

  • M - Ouvi mais uma do que a outra. Gosto da Estrella, acho-a muito boa. Mas isto é o mesmo que estar a falar de dois diamantes.

  • CA - Sim, M., a discussão é a esse nível.

  • Helena - vocês fazem-me sentir o Correio da Manhã do gosto musical... 
    Carlos, a Estrella Morente a cantar no funeral arruma com qualquer um.
    Agora vou ouvir os outros.

  • T - se eu fosse ruim, não meiga como sou, colocava aqui um vídeo de gaitas búlgaras (gaidas)
  • H - Põe, T., põe! 

  • T - tem aqui só um pouco da gaida (alívio....) e tem a Rosica de quem eu gosto
    http://www.youtube.com/watch?v=sjJQRGMg8bQ


    ROSITSA PEYCHEVA - RODOPSKA KITKA / Росица Пейчева - Родопска китка

  • Z - Depois de ler esta bonita "conversa" só me ocorre uma frase: como os gostos se discutem, nossa! :)))))))))))))))))))

  • Helena - Como é que na Bulgária se terão lembrado de fazer a harmonização assim? É tão estranho, e bonito ao mesmo tempo.

  •  A - Esta conversa já chegou à Bulgária?!!! 
  • CA - A., estamos a efectuar uma viagem musical!  Próxima paragem: Peru. Deixo-vos com Susana Baca: http://youtu.be/MXo4AfC8HFY

    Susana Baca - De Los Amores

  • T - sabia que a Susan Baca foi um tempo ministra da cultura no Peru (não sei se ainda é) - aqui estamos de acordo, C.!!! finalmente....

  • T - aqui uma musiquinha torcendo para que o touro mate os espanhois todos
    http://www.youtube.com/watch?v=SBo_bk6zqec


    Toro mata (Susana baca)

  • T - Helena - você se importa de deixar a chave quando sair? prometemos não fazer muita bagunça, limpamos tudo depois

  • CA - Já não é, Tamara. Gosto muito dela.

  • M - Já estou a conhecer umas coisas. Continuem a partilha, por favor.

  • CA - M., e que tal uma viagem a Itália, com uma grega como guia? «Addio Amore», na voz de Savina Yannatou: http://youtu.be/qiUYAGaDsj0

    Savina Yannatou - Addio Amore


  • CA - (Já assisti a um concerto seu: é magnífica!)
  • C - Helena, as vozes búlgaras usam a escala dodecafónica por intuição e tradição. falamos de uma criação divina, portanto 
  • CA - E não esquecer que Le Mystère des Voix Bulgares é um dos primeiros grandes sucessos da denominada world music.
  • CA - Continuemos, que se faz tarde. Atravessemos o Mediterrâneo, e rumemos ao Egipto. Adoro esta voz em cada uma das suas inúmeras modulações: Oum Kalthoum. https://www.youtube.com/watch?v=zKQt2VukRBY

    صعبان عليـّا جفاااااك

    هجرتك - الست


  • C - 1. 'ambas as 3' não gostamos de flamenco!  cansa-me pra caramba. eles são geniais? são. música por todos os poros? nem mais. sentimento a rodos? ora aí está. virtuosos da guitarra? incontestável. ritmo a dar com um pau? sim. sensualidade cheia de veia a palpitar? concordamos. mas cansam-me imenso. aliás, experimentem ir à andaluzia, um diazinho só, e saem de lá a deitar flamenco por todo o lado. aquilo é obsessão! vá, religião (e é mesmo, religião).
    2. donde, de tudo isso
    a) amei o tubo da mariza e do miguel poveda, Helena, obrigada! não conhecia, foi maravilhoso.
    b) e isto:  http://www.youtube.com/watch?v=iop2b3oq1O0


    flo6x8: Bankia, pulmones y branquias (bulerías)
  • C - 3. mas mantenhamo-nos em nuestros hermanos. isto:http://www.youtube.com/watch?v=IzF32qOm9LQ

    Bebe - Siempre Me Quedara

  • C - 4. susana baca é de outro campeonato, contudo. concordamos, CA.
  • C - 5. mulher linda não é a morente, é a savina yannatou. obrigada, CA,  é lindíssima, a canção. (e ela, repito!)

  • C - (acho que não me esqueci de nada)

  • C - Helena, especialmente para ti  http://www.youtube.com/watch?v=b4kOiEcmr9o

    The Mystery Of Bulgarian Voices - Dva shopski dueta
  • CA - C., nunca me canso da Andaluzia, nunca, só me queixo quando estou a sair de lá. Adoro tudo: a música, as cidades, o campo, a gastronomia, as pessoas. Granada e Córdoba, então, são uma paixão!
  • CA - C., são ambas lindíssimas, a Savina e a Estrella. As coisas não têm que ser mutuamente exclusivas.

  • CA - Mas, voltando à música e ao que deu início a estes já mais de 500 comentários, deixo-te com este «Gaivota», na versão que consta do «Com que Voz» (1970). Mas alguma vez alguma das outras cantoras referidas (refiro-me às fadistas) toca nos calcanhares desta mulher?! Não me lixem! http://www.youtube.com/watch?v=TP4BnfUm0eI

    Amália Rodrigues - Gaivota (1970)
  • C - http://www.youtube.com/watch?v=-GEaa9QGOd4

    Amália Rodrigues - Lágrima
  • CA - Ai, C., que esse é tão triste... Porém, lindíssimo.

  •  C - ora, já sabes como é comigo: triste. 
  • CA -E são muitas vezes os mais belos. A tristeza dá bela arte; o problema é tudo o resto... Enfim.

    CA - Até amanhã, C. Dorme bem.
  • M - Olha, já cá não está ninguém. Esqueceram-se de desligar a luz.
  • CA -  [desligando o interruptor]

    M - Ó C., ia agora ouvir a grega que canta italiano!
  • CA - [ligando o interruptor e o aparelho de som]
  • M - [Cool!  ]
  • CA - [;-)]
  • M - CA., estou a ouvir e estou a apreciar muito. Não conhecia isto. Obrigada!

  • CA - Ora essa, M; de nada! Partilhar é um prazer quase tão grande como escutar.

  • CA - Falas da Savina, certo?

  • M - Certo. Entretanto, fui ao Egipto. Gostei, mas são registos diferentes.
  • M - Onde vamos a seguir? [Também tenho uma lambreta, como o Zambujo.]
  • CA - Hummm...

  • (continua amanhã)


Sem comentários: