20 fevereiro 2013

Berlinale 2013 - Um Fim do Mundo


Um Fim do Mundo era mais um dos filmes castigado pela sinopse do caderno da Berlinale. Pareceu-me que ia acontecer uma coisa horrível, e que não me ia apetecer ver. Nada mais errado: no filme não acontece nada, a não ser abrirmos gavetas e descobrirmos que os nossos preconceitos não cabem lá dentro.
No fim, a adolescente ao meu lado perguntou: "gostou?" Coitadinha, estava ainda mais pasmada que eu. O meu problema é que tinha ido para lá à espera de uma história, e saiu-me uma descrição que interpelava as minhas ideias feitas. Mas a pobre da minha vizinha nem ideias feitas tinha - que sabe ela dos bairros sociais de Setúbal?

Por sorte a equipa que fez o filme ficou na sala a explicar. Os adolescentes de Berlim são uns sortudos: podem ver estes filmes, e aprender imenso em diálogo com os seus autores.

Sem comentários: