20 fevereiro 2013

Berlinale 2013 - Senzo Ni Naru



Senzo Ni Naru, "raízes", é um documentário sobre um homem de 77 anos que, após o tsunami de 2011, teima em construir novamente uma casa no mesmo sítio onde sempre viveu. Nem aquele mar consegue arrancar raízes tão fundas.

A mulher e a nora (que perdeu o marido no tsunami) decidem deixá-lo sozinho e ir viver no alojamento preparado pelo Estado, mas ele fica. Continua a lutar para que aquela região não se desertifique, e da cabana precária em que vive ainda manda recados para o abrigo estatal: "eles que recomecem a trabalhar, eles que não se habituem a ficar sem fazer nada." Ele próprio já anda a plantar arroz, a derrubar árvores para fazer casas.
Uma força da natureza. O seu entusiasmo contagia outros, que se chegam a emocionar durante as festas da cidade, quando alguém apela a continuar as tradições e a vida tal como era antes do tsunami.

Saí do cinema a pensar que é ilógico construir no sítio que o mar destruiu. Mas ele parece tão satisfeito na sua casa nova, junto das imagens dos seus antepassados "que sempre aqui viveram", que não ouso criticar. Faz-me pensar que o sentido da vida vai muito para além de criar as condições para sobreviver, e cada um tem o direito de escolher o seu.



Sem comentários: