11 janeiro 2013

le goût de comme une image



Em Weimar há um pequeno cinema comunal, o Mon Ami, com um programa fantástico, mas poucos clientes. Sobretudo nos filmes que passam de manhã (como é possível numa região com tantos reformados e desempregados não haver mais procura de cinema de qualidade às dez da manhã, por 1 ou 2 euros?).
De modo que volta e meia ficávamos ali três ou quatro gatos pingados, à espera que aparecessem interessados em número suficiente para haver quórum para passar o filme (se bem me lembro, o número mínimo de pessoas era cinco, e tinha de ser mesmo gente, não podíamos fazer batota e comprarmos nós os bilhetes). Durante uma dessas esperas, comentei com o técnico que gostara muito do Comme une Image que lá tinha visto na semana passada. Ele recomendou-me o Le Goût des Autres, mas eu achei que seria um filme sobre canibalismo, e deixei andar.

Até à semana passada, quando o vi com o Matthias.
No fim pedi-lhe desculpa por ter escolhido um filme que não é bem do seu gosto, e ele, consolador, respondeu que "não foi assim tão mau" - este rapaz vale ouro, e além disso parece que está a chegar ao fim da puberdade, gracias a la vida!

Le Goût des Autres tem música muito boa, mas durante todo o filme não me saía da cabeça esta de Monteverdi, do Comme une Image:



Terá sido, talvez, devido ao uso dos mesmos actores, ou por estar a pensar no Amour que ia ver no dia seguinte, ou - às tantas é mais isso - por esta música tocar um núcleo de angústia que é marca dos três filmes. Ou do amor, tout court.

7 comentários:

Carla R. disse...

Ja vi estes filmes ha algum tempo, estes actores são muito bons e as historias muito tocantes.
O ano passado saiu este, com a Agnès Jaoui, também altamente recomendavel (pelo menos por mim) :
http://www.youtube.com/watch?v=NOsvppWgDU0

Helena Araújo disse...

Vi o trailer - parece muito giro!
Mas ainda não apareceu por cá.

Em compensação há outro alemão que também deve ser muito giro (está na minha lista para ver):

http://www.youtube.com/watch?v=mjOJu_erZzg

E vê esta cena, a partir de 6:25.
http://www.youtube.com/watch?v=eSuSLqbK67Y

Interessada disse...

Mas não disse se gostou do filmeou não :)
Presumo que sim. Vi-o há uns aninhos, e embora não me recorde mto bem dele, sei que gostei.
Da música já não faço mesmo ideia nenhuma.
Vou bisbilhotar as sugestões.

Unknown disse...

Helena,
Que bela tip! Não conhecia este, mas parece muito bom. Gostei muito do Elmar Wepper em "Kirshblüten". Vou ter que lhe deitar a mão, somehow. Ao filme.

Helena Araújo disse...

Interessada,
gostei muito do Le Goût des Autres, e de Comme une Image.
No primeiro, a música aparece a marcar a mudança de cena - é muito engraçado.

Maria B,
está a falar do Dreiviertelmond, não é? Penso que até já existe em inglês.

Unknown disse...

Sim, estou a falar desse. Gostei muito do trailer. No Amazon deve haver e nem deve ser muito caro, o pior são os portes. Vou ver se o consigo arranjar "por outros meios":)

Helena Araújo disse...

Li uma crítica na amazon dizendo que o final não é feliz. Ainda não o vi. Tentei comprar na ebay, mas estava demasiado caro para o que eu queria gastar.