15 fevereiro 2012

agenda cheia

Se me distraio, perco o pé e já nem sei que relatar sobre estes dias tão especiais que tenho vivido com os meus turistas portugueses.
Já vamos a meio da quarta-feira, e ainda não contei do concerto de Georgette Dee na segunda-feira, no teatro do Berliner Ensemble. Eu não a conhecia, mas a minha sorte é andar rodeada de gente culta e entusiasta, que não se deixa desanimar pelo meu "bom, enfim, se quiserem..." e quase me arrastou para esse teatro. Grande, grande espectáculo. Daqueles que apetece ir ver uma e outra vez, para acumular camadas diversas de encantamento.
A gravação que se segue dá uma ideia do tipo de concerto, embora não seja uma das músicas interpretadas na segunda-feira passada.



A interpretação que Georgette Dee e o pianista Terry Truck fizeram da canção "Ich bin von Kopf bis Fuß auf Liebe eingestellt" foi fascinante - só por essa já teria valido a pena. Mas houve muitas mais. E mais haverá, que não tenciono perder o rasto a esta cantora.




Terça-feira é dia de Lunchkonzert na Filarmonia. Tinham-nos avisado que o de ontem ia ser muito especial, com o pianista José Hernán Cibils, mas nós, desavisados apesar de tudo, chegámos pouco antes do início do concerto - o que foi tarde demais. Já havia 1500 pessoas no foyer, não nos deixaram entrar. Pelo que ficámos dentro do edifício - nós e talvez mais umas cem pessoas - junto à corda que nos vedava o caminho, ouvindo ao longe magníficas interpretações de peças de Piazzolla e Cobián, com arranjos para violino, piano, clarinete, contrabaixo e bandoneón. Num canto relativamente escondido, perto de nós, dois pares femininos dançavam o tango. Era evidente que estavam a contar os passos de uma coreografia que teriam na cabeça, o que era um bocadinho irritante. Mas a música sobrepunha-se a tudo isso, com momentos de uma enorme beleza. Soubesse eu dançar tango, corresse-me ele nas veias...
No fim do concerto, deixaram-nos entrar. Enquanto as pessoas iam saindo, nós avançávamos na direcção oposta, rumo ao meu lugar preferido junto ao palco - e chegamos mesmo a tempo de um encore com o qual ninguém contava. Nós ali mesmo em frente aos músicos, e um tango interpretado com tal intensidade que por momentos cheguei a acreditar que ele afinal me corre nas veias e o sei dançar. 

Nem sei porque fomos a casa, porque pouco depois já estávamos de novo dentro da sala grande, preparados para ouvir Simon Rattle a dirigir como quem nos pinta aguarelas - algumas de uma enorme serenidade (Debussy e Schönberg), outras agitadas e mesmo confusas. Esse concerto vai ser transmitido amanhã, dia 16, em directo.

Se pensam que já chega de coisas boas, estão muito bem enganados. Ainda falta aquela parte de as coisas virem ter comigo sem eu saber ler nem escrever. Pois por estes dias, estava eu calmamente em casa a tentar correr contra o atraso do costume, quando me telefonaram a perguntar se queria ir à after party do filme Tabu, o famoso filme do Miguel Gomes que este ano foi a concurso na Berlinale (mais informações aqui). Ora, isso nem se pergunta! De modo que lá fomos nós da Filarmonia para a Ballhaus, um sítio engraçadíssimo com telefones antigos junto a cada mesa, que tocavam a cada passo porque algum brincalhão do outro lado da sala resolvia meter conversa connosco. A sala estava cheia de gente bem disposta e satisfeita com a apresentação do filme, a feijoada estava uma delícia (feijoada deliciosa em Berlim! eu bem digo que por estes dias Berlim é uma cidade de prodígios), mas nós saímos pouco antes da meia-noite, não porque o carro corresse o risco de se transformar em abóbora, mas porque esta vida de dormir cerca de cinco horas por dia ainda vai acabar mal. Disseram-me que pouco depois, quando chegou a banda, a festa ficou ainda mais animada.

Hoje não fizemos nada de especial, que a vida excessivamente boa também cansa.

3 comentários:

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Olá!
Que bom poder voltar no seu blog e ler o que escreves.Tem muitas coisas que marca a vida da gente.E acredito que escrever nos torna mais livres.
Grande abraço
se cuida

José Hernán Cibils disse...

muito obrigado pelo comentário!

José H. Cibils

José Hernán Cibils disse...

muito obrigado pelo comentário!

José H. Cibils

http://jhcibils.wix.com/jose-hernan-cibils