06 dezembro 2011

unir pedaços do mundo



Hoje, no Luchkonzert da Filarmonia: Duo Koko "fusão de jazz impressionista e moderna música clássica" (com Taiko Saito, japonesa, na marimba, e Niko Meinhold, alemão, ao piano), Martin Stegner (membro da Filarmónica de Berlim, viola) e Cymin Samawatie e Ralf Schwarz (da banda Cyminology). Cymin Samawatie nasceu na Alemanha, filha de imigrantes iranianos. Nas suas composições traz para o jazz poemas de grandes poetas persas: Hafis, Rumi, Kahyyam. Ralf Schwarz é o contrabaixista da banda.

Gostei especialmente de uma composição de Cymin que combinava o salmo 130 com a sura 91. E assim se juntaram naquele foyer Japão, Pérsia e Alemanha, e em improvisos de jazz se uniram pedaços do mundo.

***

Korokoro (Shuntaro Tanikawa, *1931)

O coração paira
para cá,
para lá.
Paira e encontra
um outro coração.
Às vezes fundem-se
como duas gotas de orvalho
sobre uma folha
na primeira luz da manhã.

***

A japonesa era extraordinariamente magra. Ao ver a sua cintura fina como uma folha de papel - vá, talvez duas - imaginei que uma gravidez a rebentaria, literalmente. Qual não foi o meu espanto quando, no fim do concerto, ela voltou ao palco com uma filha ao colo. Qual não foi o meu espanto quando a vi depois, fora do palco, com dois filhos ao colo!
Helena Araújo: zero a anatomia.




(Raramente tirei uma fotografia tão má como esta: não se vê o bebé que a mãe tem no braço esquerdo, e está desfocada. Mas está bem assim mesmo: não gostaria de publicar aqui a cara das crianças, e dá para ver a finíssima cintura da mãe.)

***

De um Lunchkonzert semelhante, há cerca de um ano:

 

Do mesmo concerto, vendo-se bem Martin Stegner na viola:



Aqui, um concerto com o Duo Koko:

3 comentários:

ana disse...

eheh, apanhaste o paulo na primeira foto, encostadinho à coluna :)

Helena Araújo disse...

Ai vocês estavam lá?!
E gostaram?
Eu gostei imenso. Podia ter ficado lá mais duas horas. Ou três.
E o da próxima semana também vai ser muito bom, embora bem diferente.

ana disse...

eu vim a correr da aula de alemão mas já só apanhei a última parte... o paulo viu tudo e gostou! :)