12 novembro 2011

pequeno mapa da lua sobre Berlim

Para quem conhece Berlim isto é inacreditável, mas aconteceu-me ontem: quando ia a passar em frente à Porta de Brandeburgo, do lado do Tiergarten, uma polaca veio ter comigo para me perguntar onde era o memorial do Holocausto, e contou que estava ali há meia hora com as amigas a tentar orientar-se, e nada. Perplexa, apontei na direcção, do outro lado da rua, a cerca de 100 metros, e disse-lhes que podiam vir comigo, que lhes mostrava também o memorial dos homossexuais perseguidos pelos nazis, que se vê mal, sobretudo quando já faz noite como já fazia.

Eu tinha vindo de Unter den Linden e desci toda a avenida sempre a olhar para trás, mas a lua faltou ao encontro.

Estranho, pensava eu, será que ficou no Brasil? Tenho lá amigos que a enchem de mimos, às tantas deixou-se seduzir por eles? Maria-vai-com-todos, humpf, pensei eu.

Pois quando deixei as três polacas no pequeno memorial do parque a lua apareceu, muito brilhante, entre duas casas, por cima dos blocos do memorial do holocausto. Fiz esta foto com o telemóvel, é o que se arranjou - tentem imaginar a partir daqui: era muito bonito.



Depois segui caminho ao longo das embaixadas do Tiergarten. A rua estava deserta, o que é uma grande vantagem: podia cantar em voz alta. Só baixava um bocadinho o tom ao passar em frente às guaritas dos guardas. E a lua por cima das árvores.

Hoje ao fim da tarde veio ter comigo ao Ku'damm. Falta-lhe um bocado, mas vinha alegre. Hei-de perguntar aos meus amigos brasileiros que lhe fizeram ontem, os sabidolas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma anda atrás da lua e fala de perseguições e memoriais, a outra deambula pelos cemitérios.
Será que Berlim tem um lado obscuro de que ainda não me tinha apercebido?
E será contagioso??

cjs disse...

esqueci-me de assinar cjs

Helena Araújo disse...

Pois a primeira está agora mesmo a sair para ir ter com a segunda.
Se é contagioso, não sei: queres vir? hehehe

cjs disse...

Já se juntam em plena luz do dia?? Já nem esperam pelo luar? Isto está mesmo a ficar perigoso!

Helena Araújo disse...

E entretanto caiu a noite, e veio a lua ainda bastante cheia.
Ouviste-nos uivar?
ahuuuuuuuu ahuuuuuuuuuuuuuuuuu

;-)