26 outubro 2011

Queyras - agora no suplemento Caras




Já se sabe que Jean-Guihen Queyras é um músico fantástico. Talvez por isso mesmo ele surpreenda tanto: elegante e bonito, move-se entre os outros músicos com segurança mas sem peneiras. Simples, afável, muito simpático. No fim de cada peça troca sorrisos calorosos com os outros músicos, beijinhos, vê-se que tem uma óptima onda com os seus pares. Será que ainda ninguém lhe disse que é um dos melhores violoncelistas do nosso tempo?

Os músicos da Akademie für Alte Musik Berlin combinavam na roupa o preto com tons de Outono - vermelho e laranja. Compunham um belo palco, excepto os cabelos das senhoras. Algumas parecia que tinham saído do duche sem sequer se lembrar de pentear o cabelo, outras parecia que precisavam de o ir lavar em breve. Berlim! Depois espantam-se que o público, como eu, apareça lá em calças de ganga? Berlim...
Excepto a Rita, claro, que apareceu tão tão chique que eu até tratei de ir dois passos atrás dela, para não a envergonhar. Tão chique que imaginei que teria ido ao correio levar outra candidatura para um doutoramento, a Rita quando vai ao correio entregar candidaturas põe-se gira que é uma coisa que não se acredita.
Bem, quando vai comer um gelado a Kreuzberg também, mas de outra maneira.

Podia ficar aqui horas a falar da roupa na Filarmonia e assim, mas não posso, porque tenho coisas mais importantes para fazer. Por exemplo: pensar no que vou dizer sobre o ursinho de peluche que a Angela Merkel deu ao Sarkozy, pelo que tenho lido fiquei com a sensação que é um assunto importantíssimo no momento actual, e além disso tenho de preparar uma palestra para logo à noite sobre a crise do Euro, o que quer dizer que daqui até logo à noite vou estar lendo os Ladrões de Bicicletas desde que nasceram até agora.

***

Ao escolher os marcadores, imaginei criar um novo, "disparates", mas não o fiz. Ia ter de o pôr em praticamente todos os posts...

11 comentários:

Rita Maria disse...

Logo eu, que na verdade acho pindérico ir-se demasiado chique a concertos.... a estratégia era outra. Vesti um vestido preto, sim, mas só para garantir que toda a gente via bem os meus brincos. è o meu contributo para a divulgaçao do nosso artesanato.

Helena Araújo disse...

:-)

(ainda vais receber uma medalhinha no 10 de junho, vais ver. Por isso, e por ser a única portuguesa a ir para Portugal numa altura em que todos os outros querem é fugir - é, saiam duas medalhinhas das grandes no próximo 10 de junho, são merecidas!)

Helena Araújo disse...

errata:
"por isso, e por seres"

(se conseguisse abrir os olhos para encontrar o caminho até à cama, ia dormir)
(mas o "inside job", que vi depois do concerto, é muito bom)

Rita Maria disse...

O melhor é gravaers a palestra toda e mandares-me!

PS: também tenho uma errata: "É", claro.

Helena Araújo disse...

Anda cá fazê-la comigo! Isso é que era!

Rita Maria disse...

Nao era nada and you know it ;)

Paulo disse...

A sério, Helena. Podias começar a fazer crítica de concertos para as Caras e afins. Aqui há dias caiu-me nas mãos uma que dizia que o primeiro-ministro tinha ido à ópera. Mostrava umas fotos dele com a esposa no camarote mas não dizia nada que interessasse sobre as roupas que levavam vestidas. Sobre o que se tinha passado no palco nem uma palavrinha.

Helena Araújo disse...

Paulo:
:-)

Vou ser se na Berlinda.org querem uma colaboração desse tipo. Mais uma? Eles já estão aflitos, dizem que os tradutores não dão vazão ao que eu escrevo.
Bem: nem eu dou vazão ao que tenho para escrever...

Tenho aqui umas fotografias muito giras tipo Caras da Anne-Sophie Mutter que fiz para ti. A ver se ainda as ponho esta semana.

Mar* disse...

Passei só para dizer que estes apontamentos musicais (e não só) me têm salvo os dias. Mesmo. Obrigada Helena ;)

Helena Araújo disse...

Mar,
fico muito feliz por saber isso.
Hoje não tenho tempo, mas amanhã sairá mais um apontamento musical que acho que te vai agradar. (Já ando a sorrir só de pensar no que vou escrever, por isso...)
Um bom resto de tarde para ti!

Mar* disse...

;)

Vou ficar à espera!

Obrigada, mais uma vez.*