01 junho 2011

e depois dizem que comer legumes é saudável




A primeira informação que recebemos era mais ou menos assim:
Socorro, estamos a ser atacados por pepinos assassinos!
Que era na região de Hamburgo, que não devíamos comprar legumes produzidos no norte da Alemanha.
(pequeno aparte para o pessoal autovitimizante das teorias da conspiração: notem que a primeira reacção não foi contra os PIGS, foi contra os agricultores alemães)

Muito em segredo, amigos revelaram-nos que parece que o problema vinha dos produtos biológicos. Aqueles adubos naturais...
Fiquei logo com a consciência aliviada por ter andado a comprar no Lidl e no Aldi, locais onde se corre pouco risco de comprar biológico, transfair e sustentável.

Na secção de frutas e legumes do supermercado ia uma agitação inusitada:
- Tem a certeza que isto vem de Espanha?
- É o que está escrito na caixa...
- Ai, então levo. Alemão é que nem pensar!
- Pois...
Levei também.

Daí a nada os agricultores alemães estavam a queixar-se dos prejuízos brutais. O que me preocupa pouco: de certeza que têm óptimos seguros para cobrir este tipo de danos.

A seguir, descobriram que eventualmente terá havido contaminação de produtos agrícolas durante uma manobra de descarga no porto de Hamburgo. Depois, disse-se que seriam produtos espanhóis. Ai!, espero que aquela caixa no supermercado com carimbo "origem: Espanha" fosse uma trafulhice deles para escoar os produtos alemães...

O Instituto Robert Koch diz que não tem que saber: basta não comer saladas. Protestos gerais (enfim, quase gerais) cá em casa.

E agora afinal a culpa não é dos pepinos. Até tremo quando abro o frigorífico, só de pensar que pode estar lá escondido um assassino.

Para grandes males, a Literatura oferece grandes remédios. Desta vez, sigo o exemplo do Adrian Mole ("Literatura", disse ela, hihihi), e passo a alimentar-me exclusivamente de Mars até que este caso seja desvendado.

4 comentários:

Interessada disse...

Eu diria que há uma miríade de melhores substitutos :)

maria lucia disse...

Começando pelo Mars :D

António P. disse...

Juro, Helena, que escrevi o meu post de hoje (dia 2 ) sem ter lido este seu.
Mas há que reconhecer que os alemães são bons e eficientes em tudo até a dizer que foram os outros : )
E domingo não exerce o seu direito cívico ?
Divirta-se não coma pepinos...alemães :)

Helena Araújo disse...

António, não precisa de jurar. Basta dizer, que eu acredito.
Olhe que os alemães começaram por culpar os agricultores alemães. Depois passou para os espanhóis, agora descobriram que só sabem que nada sabem.
Não queria estar na pele de quem tem de decidir: perante mais de mil pessoas infectadas, é difícil sonegar informação sobre os produtos "suspeitos".
Não, no domingo não exerço o meu direito cívico. Vou votar por correspondência, vai ser já hoje!