17 janeiro 2011

a voz do emigrante na campanha alegre

Esta "voz de Berlim" que vos escreve foi convidada para o Alegro Pianissimo.
Ai, e agora?, pensei eu. Já não é fácil decidir em quem votar, quanto mais escrever num blogue que apoia a candidatura do Manuel Alegre?

Não pensei muito - será que já contei que odeio xadrez? - antes de decidir. E aceitei:
- Primeiro, porque me convidaram apesar do que aqui tenho escrito sobre esta campanha - se isto não é um enorme respeito pela liberdade!
- Segundo, porque é muito mais fácil ficar de fora a dizer mal de tudo, que participar e empenhar-se por alguma coisa - e já sabem como eu gosto de me complicar a vida em vez de ir pela via mais fácil...

Pois então, a partir de hoje, escrevo no Alegro Pianissimo. E tenciono emprestar a minha voz aos emigrantes que quiserem, à semelhança do que já tentei no Eleições 2009. Traduzindo por letra grande:

Ó gentes portuguesas que viveis fora de Portugal: 

quem quiser dizer de sua justiça, só tem de me mandar um e-mail para 
zelecm*gmail.com 
(já sabem que o * está no lugar de @), 
e eu faço chegar a carta ao Garcia.

19 comentários:

Jonas disse...

Se for preciso esclarecer alguma dúvida em relação ao funcionamento dos Blogs do SAPO, o meu mail é jonas arroba co.sapo.pt :)

Helena Araújo disse...

Obrigada! :-)
Mas parto do princípio que é intuitivo (como eu a jogar xadrez...)

António P. disse...

Isto de ser famoso e escrver bem dá nisto :))
Parabéns pelo convite e por ter aceite participar.
pode ser que me convença a votar no Alegre.
Para já vou anular o voto.
Boa semana de escrita

Jonas disse...

É intuitivo (pelo menos eu acho que sim), mas para quem está habituada ao Blogspot, que tem as coisas arrumas em sítios diferentes, pode, ao princípio, parecer mais complicado do que na realidade é :)

Helena Araújo disse...

Eu não sei o que faço para merecer comentadores tão simpáticos!
Obrigada aos dois.

E toca a escrever, não basta ameaçar escrever. Lá vou eeeeeeuuuuuuuuuuu!

Gi disse...

Helena, confesso que me faz confusão escrever num blog de apoio a uma candidatura sem se estar convencida de que é a candidatura a apoiar.
Não percebo.

Helena Araújo disse...

Gi, há alguma candidatura a apoiar mais que aquela?

Para já, interessa-me sobretudo que não tenhamos mais cinco anos de Cavaco. E depois, se tiver feito alguma coisa para eleger o Alegre, tenho mais autoridade moral para lhe exigir mais.

Se houvesse um Obama em Portugal, votava nele. Mas não há, paciência. E algo me diz que até um Obama Portugal conseguiria transformar numa caricatura de si próprio.

O que está fora de causa é pôr-me de fora a dizer que nenhum me serve, e que este país não tem remédio.

Helena Araújo disse...

Jonas, ainda estás aí? É só para dizer que foi facílimo, correu tudo bem, etc.
Das duas, uma: ou o sapo é mesmo muito fácil, ou eu sou um génio. (hihihi)

Agora só me falta escrever o post.

Jonas disse...

Dividimos o mal pelas aldeias, e assumimos que é um bocadinho dos dois :)

mdsol disse...

Muito bem! Pode ser que o António P. se convença a não ajudar a reeleição do CS.

:)))))

António P. disse...

ai, ai, mdsol...só bocas :))

Júlio de Matos disse...

Eu tenho uma sensação fortíssima de que Cavaco não está a concorrer no mesmo plano dos restantes Candidatos. Estes, sendo todos "insatisfatórios" num critério "politológico", são contudo aceitáveis num plano ético.

Cavaco, que é aparentemente satisfatório no plano político (não que o seja para mim em concreto, mas em termos, digamos, "politológicos"...), tem um óbice moral incontornável. É por isso que não colocaria nunca a opção entre Alegre e Cavaco, mas simplesmente entre Cavaco e algum dos outros! Talvez isto apele à consciência de Ant.º P....

Com os melhores Cumprimentos,

Marcelo do Souto Alves.

Ant.º das Neves Castanho disse...

Mas quem é "a" Garcia?

Helena Araújo disse...

Não me digam que só eu conheço a expressão "levar a carta à Garcia"?!

Fazer chegar o recado, é o que significa.

António P. disse...

Helena,
Eu também conheço o "Garcia" e já agora, se mo permite, é mais do que "fazer chegar o recado".
A tarefa dada a Rowan era levar uma mensgaem ao General Garcia que ninguém sabia onde estaria. Rowan não pergunta nada apenas tem uma missão que leva a cabo por si próprio.
Tenho o livro (mini ) e até o ofereci às minhas filhas.
Recomendo a leitura a todos:
"Uma carta para Garcia " de Elbert Hubbard - nº 3 da Colecção Padrões Literários dbolso da Padrões Culturais Editora.
Em 2004 custou-me 1 euro.

Helena Araújo disse...

Aaaahhh, aprender até morrer.
Mas porque será que eu registei isto assim? Ando há décadas a imaginar a Garcia uma velhota preguiçosa, à espera que lhe façam tudo...

Até está no dicionário da PE:
levar a carta ao Garcia - desenrascar-se;

Obrigada ao A. Castanho e ao António P. - se me permitem, vou corrigir o post.

Ant.º das Neves Castanho disse...

Helena, se me permites, registaste assim e muito bem, porque oralmente não estás errada: a expressão correcta é "levar a carta a Garcia" (que coloquialmente soa sempre "à Garcia")! Volta lá então a corrigir, Melher, se te aprouver (e nem precisas de publicar esta notinha de ex-Estudante marrão da Fac. de Letras...).

Ant.º das Neves Castanho disse...

Corolário preocupante: o Dicionário da P. E. tem um lapso (indesculpável!)...

Helena Araújo disse...

Pois deve ter sido isso, sim.
Mais uma machadada na tradição oral...